Topo

Doping: 23 atletas positivos em nova análise de amostras de Londres-2012

27/05/2016 16h11

Lausana, Suíça, 27 Mai 2016 (AFP) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira que a nova análise das amostras colhidas em exames antidoping dos Jogos de Londres-2012 apontaram 23 casos positivos de seis países, em seis modalidades.

"As novas análises efetuadas nas amostras 'A' de 23 atletas de cinco modalidades representando seis comitês olímpicos nacionais apresentaram resultados anormais", explicou a entidade.

No total, "265 amostras selecionadas dos Jogos de Londres foram analisadas com base na coleta de informações iniciada em agosto de 2015", acrescentou o COI, ressaltando que "mais resultados podem vir nas próximas semanas".

Já uma semana, a 'reanálise' das amostras de Pequim-2008 já tinha apontado 31 casos positivos de 12 países, em seis modalidades.

Entre os atletas flagrados na ocasião estava a russa Anna Chicherova, atual campeã olímpica do salto em altura, que ficou com o bronze na China.

"Queremos banir os trapaceadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por isso estamos agindo com rapidez. Eu já convoquei uma comissão disciplinar que terá todo o poder necessário para tomar decisões em nome do COI", avisou o presidente da entidade, Thomas Bach.

"As novas análises têm como alvo principalmente os atletas que poderiam participar dos Jogos do Rio", concluiu o COI.

Em novembro do ano passado, uma comissão independente da Wada soltou um relatório bombástico que evidencia um esquema de "doping organizado" na Rússia, levando a Federação Internacional de Atletismo a banir os atletas do país das competições da modalidade.

Se não conseguir provar que forneceu esforços significativos para mudar o panorama, o país não terá representantes nas provas de atletismo no Rio, impedindo astros como a lenda do salto com vara Elena Insibayeva de lutar por medalhas. A decisão final da IAAF sairá no dia 17 de junho.