Topo

Carvajal, o único representante da 'Fábrica' de talentos do Real

26/05/2016 18h04

Milão, 26 Mai 2016 (AFP) - Enquanto Barcelona e Atlético de Madri se orgulham de formar craques em casa, o Real Madrid tem apenas um titular formado nas suas categorias de base, o lateral direito Dani Carvajal, que superou a concorrência do brasileiro Danilo, contratado a peso de ouro.

Quando voltou ao clube, em 2013, depois de uma breve passagem pelo Bayer Leverkusen, tudo indicava que chegaria apenas para compor elenco.

Três anos depois, porém, o atleta de 24 anos se firmou como um dos homens de confiança do técnico Zinedine Zidane.

Por ter um perfil menos ofensivo que Danilo, e principalmente que o também brasileiro Marcelo, titular da lateral esquerda, Carvajal traz equilíbrio à equipe, assim como Casemiro no meio de campo.

O lateral tinha apenas dez anos quando entrou na 'Fábrica', como é conhecida a estrutura de base do Real.

Acendeu um degrau após o outro, até chegar ao time B, o Real Madrid Castilla, de 2010 a 2012.

Experiência na BundesligaNo momento de dar o grande salto e estrear como profissional, porém, o jovem preferiu ganhar experiência na Espanha, sabendo que haveria pouco espaço por ele no elenco de estrelas do clube 'merengue'.

A escolha foi acertada, já que o espanhol fez uma ótima temporada com o Bayer Leverkusen (2012-2013). Foi até eleito melhor lateral direito da Bundesliga, o que chamou a intenção do seu clube formador.

De volta às origens, Carvajal não demorou a ganhar a posição de titular de Álvaro Arbeloa, jogador de seleção espanhola, graças à agressividade e ao poder de marcação, mas também à velocidade e à capacidade de ser decisivo quando apoia o ataque.

No início da temporada atual, a contratação de Danilo por 30 milhões de euros e os problemas musculares do espanhol apontavam para uma troca de guarda na posição, mas o brasileiro não conseguiu se firmar.

Zidane até tentou escalar Danilo na partida de quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Wolfsburg, mas o resultado foi desastroso. O brasileiro deixou uma avenida para o talentoso meia Draxler e os 'Lobos' venceram por 2 a 0.

Na partida decisiva, no estádio Santiago Bernabéu, o treinador francês colocou Carvajal de volta e o espanhol teve ótima atuação na vitória por 3 a 0 que garantiu a classificação para a semi, iniciando a jogada do primeiro gol.

O lateral também impressionou no último clássico contra o Barcelona, ao anular Neymar na vitória por 2 a 1 em pleno Camp Nou, no início de abril.

Concorrência na seleçãoApesar de disputar a posição com Danilo, o espanhol fez questão de defender publicamente o brasileiro quando foi vaiado depois da derrota para o Wolsburg.

"Tento ajudar e aproveitar cada oportunidade ao jogar o melhor possível", disse recentemente, mostrando sua humildade.

Curiosamente, na final de sábado, contra o Atlético, Carvajal enfrentará Juanfran, outro jogador oriundo das categorias de base do Real, com o qual deve disputar a vaga de titular da seleção espanhola na Eurocopa.

O atleta do Real era muito novo para participar do bicampeonato europeu (2008 e 2012) e do título mundial (2010) da 'Roja', mas já levantou dois troféus com a camisa do seu país, no Europeu Sub-19 de 2019 e no Sub-21 de 2012.

Apesar de estar realizado como titular absoluto do Real, nada garante que continuará no clube na próxima temporada. A imprensa espanhola garante que o lateral faz parte das prioridades do técnico Pep Guardiola para seu novo projeto à frente do Manchester City,.