Topo

Wawrinka inicia defesa do título de Roland Garros com 'maratona'

23/05/2016 13h46

Paris, 23 Mai 2016 (AFP) - O suíço Stanislas Wawrinka, número 4 do mundo e atual campeão de Roland Garros, teve uma estreia muito complicada nesta segunda-feira no torneio parisiense, precisando de mais de três horas para eliminar o tcheco Lukas Rosol (59º).

'Stanimal' chegou a perder por 2 sets a 1, mas conseguiu acertar seu jogo para buscar a virada, com parciais de 4-6, 6-1, 3-6, 6-3, 6-4, depois de uma 'maratona' de 3h11.

O segundo dia de competição começou com mais de duas horas de atraso por causa da chuva, que já tinha atrapalhado a programação de domingo, levando os organizadores a adiar várias partidas.

Wawrinka e Rosol se enfrentaram pela segunda vez em quatro dias, depois da semifinal do torneio de Genebra. Na ocasião, o suíço já tinha sofrido para derrotar o tcheco, antes de conquistar o título em casa.

"Foi um jogo muito complicado. A quadra estava lenta, muito pesada. Não joguei meu melhor tênis, cometi muitos erros e aproveitou bem as oportunidades que teve, até cansas nos dois último sets. Eu mesmo sabia que não iria ceder fisicamente", analisou o número 4 do mundo, que foi alçado a terceiro cabeça de chave depois da desistência do compatriota Roger Federer.

Na próxima rodada, ele terá pela frente o vencedor do duelo entre o eslovaco Martin Klizan (45º) e o japonês Taro Daniel (93º).

- Nishikori e Raonic passeiam -Já o japonês Kei Nishikori (N.5), que teve seu jogo interrompido pela chuva no domingo, venceu sem problemas o italiano Simone Bolelli (31º), por 6-1, 7-5 e 6-3 e enfrentará na segunda fase o russo Andrey Kuznetsov (40º).

Mais cedo, o canadense Milos Raonic, que sequer pôde estrear no domingo, tampouco se incomodou com o contratempo e avançou sem sustos para a segunda rodada, ao superar sérvio Janko Tipsarevic por 6-3, 6-2, 7-6 (7/5). Tipsarevic já foi número 8 do mundo, mas despencou para a 686ª posição do ranking por sofrer repetidas lesões.

Oitavo cabeça de chave do torneio, Raonic terá como próximo adversário um tenista da casa, o francês Adrian Mannarino (58º), que venceu o cazaque Mikhail Kukushkin (83º) em quatro sets, por 6-4, 2-6, 6-2 e 6-4.

No feminino, Garbiñe Muguruza (N.4), que também teve sua partida adiada no domingo, teve muito mais trabalho do que o esperado diante da eslovaca Anna Karolina Schmiedlova (38º), que derrotou de virada, por 3-6, 6-3 e 6-3.

Na próxima fase, a espanhola nascida na Venezuela terá pela frente a francesa Myrtille Georges (203º), que surpreendeu a todos ao eliminar a americana Christina McHale (67ª), também de virada, por 6-7 (7/9), 6-0 e 6-3, na sua primeira partida em Grand Slams.

Vice-campeã em 2014, a romena Simona Halep (N.6) massacrou a japonesa Nao Hibino por 6-2 e 6-0.