Topo

Fim de linha: Van Gaal deixa United e Mourinho fica à espreita

23/05/2016 18h42

Londres, 23 Mai 2016 (AFP) - Não adiantou ganhar a Copa da Inglaterra: dois dias depois da conquista, o holandês Louis Van Gaal foi demitido nesta segunda-feira pelo Manchester United, que confirmou oficialmente rumores que circulavam na imprensa inglesa desde sábado.

"Gostaria de agradecer a Louis Van Gaal e a sua comissão técnica pelo excelente trabalho nos últimos dois anos, que culminou com a conquista da 12ª Copa da Inglaterra do clube (igualando o recorde do Arsenal)", afirmou o vice-presidente do United, Ed Woodward, no site dos "Red Devils".

"A decisão sobre o sucessor será anunciada em breve", antecipou o clube em um comunicado, sendo que o principal cotado para assumir o cargo é o português José Mourinho, que está desempregado desde que foi tirado do Chelsea em dezembro.

No sábado, a Sky informou que o empresário do português, Jorge Mendes, "deve viajar da China na terça-feira para acertar o contrato".

O "Special One" perdeu o cargo por conta do início de temporada desastroso dos "Blues", que tinha levado ao título nacional no ano passado.

- Time fora da Champions -A diretoria do United teve mais paciência com Van Gaal, que já balançava no cargo há meses, por conta da temporada muito irregular da equipe.

De acordo com a mídia britânica, o clube deve ter ee pagar uma indenização de 6,5 milhões de euros ao treinador de 64 anos, que ainda tinha um ano de contrato.

"Estou muito decepcionado por ter sido incapaz de completar o nosso planejamento de três anos", lamentou o holandês, no mesmo comunicado.

"Foi uma honra treinar um time magnífico como o Manchester United. Acredito que o clube possui as bases para ir adiante e obter ainda mais êxito", completou.

Van Gaal chegou ao clube em 2014, depois de levar a seleção holandesa ao terceiro lugar na Copa do Mundo no Brasil, mas amargou mais decepções do que êxitos com os "Red Devils".

Apesar de ter desembolsado nada menos do que 250 milhões de euros em dois anos para reforçar o elenco, o time ficou em quarto lugar da Premier League na temporada passada, em quinto neste ano, e deu vexame em dezembro, ao ser eliminado logo na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Por ter ficado fora do G4, o time sequer disputará a Champions na próxima temporada.

O United também foi criticado pelo estilo de jogo pouco ofensivo, com média de apenas 1,29 gol nesta edição da Premier League, o pior total desde a temporada 1989-1990.

- Disciplina de ferro -Mais uma vez, o holandês não conseguiu impor seu estilo, cuja marca registrada é a disciplina de ferro.

Outras passagens suas por grandes clubes, como Barcelona (1997-2000 e 2002-2003), ou Bayern de Munique (2009-2011), também foram manchadas por problemas de relacionamento.

Na sua chegada ao United, LVG acabou com a tradicional folga da segunda-feira para reunir o elenco para apontar as falhas do jogo de fim de semana em sessões de vídeo.

Ele voltou atrás depois de reclamações dos jogadores mais experientes da equipe, mas resolveu enviar mensagens pessoais aos que cometeram erros individuais.

Apesar de gerar polêmica por causa da forte personalidade em quase todos os clubes por onde passou, Van Gaal é um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol.

O primeiro grande êxito da sua carreira foi o título da Liga dos Campeões de 1995 com o Ajax, onde lançou uma geração de craques, entre eles Overmars, Kluivert, ou Davids.

O treinador também foi quatro vezes campeão holandês, três com o Ajax e uma com o AZ Alkmaar, bicampeão espanhol com o Barça em 1998 e 1999, além de ter conquistado a Bundesliga com o Bayern em 2010.

Depois de conquistar a FA Cup, no último sábado, o holandês lembrou que é um dos poucos técnicos no mundo a ter conquistado Copas nacionais em quatro países: Holanda, em 1992, com o Ajax; Espanha, em 1998, com o Barça; Alemanha, em 2010, com o Bayern; e Inglaterra, neste ano, com o United. Não foi suficiente para manter seu emprego.