Topo

Liverpool, Villarreal, Shakhtar e Sevilla duelam por vagas na final da Liga Europa

27/04/2016 14h46

Paris, 27 Abr 2016 (AFP) - As partidas de ida das semifinais da Liga Europa prometem espetáculo e suspense nesta quinta-feira, com a visita do Sevilla, atual bicampeão da competição, ao Shakhtar Donetsk e o duelo na Espanha entre o Liverpool do técnico Jürgen Klopp e o Villarreal.

- Cara de revanche -Nove anos depois, o Shakhtar espera se vingar do time andaluz, que eliminou os ucranianos nas oitavas de final da Copa da Uefa. Na época, mesmo voltando para casa com um empate em 2 a 2 arrancado na Espanha, o Shakhtar sofreu o mesmo placar na volta em casa, com um gol nos acréscimos... do goleiro Andres Palop. Na prorrogação, vitória do Sevilla com gol de Ernesto Chevanton.

Desde então, o Sevilla conquistou quatro títulos da segunda competição europeia (2006, 2007, 2014, 2015), enquanto o Shakhtar ergueu o título uma vez, em 2009. Ou seja, são dois especialistas que vão medir forças, mas com ligeiro favoritismo para os espanhóis.

O Sevilla, que pode ser tornar a primeira equipe da história a conquistar três títulos seguidos da competição, levou um grande susto nas quartas de final, mas conseguiu superar o Athletic Bilbao nos pênaltis e terá que tomar cuidado com o Shakhtar, que conta com uma legião brasileira e não perde a seis jogos.

- Duelo 'Beatles' -Na outra semifinal, duas equipes inegavelmente ligadas aos Beatles se enfrentam, num duelo entre o Liverpool, cidade onde nasceu a lendária banda, e o Villarreal, chamado de "Submarino amarelo" desde 1968, uma referência ao sucesso "Yellow Submarine" de Paul McCartney e John Lennon, música cantada pelos torcedores do clube espanhol.

A outra peculiaridade desta semifinal é o fato dela ser inédita: Villarreal e Liverpool nunca se enfrentaram em competição europeias.

Fortalecido pela incrível vitória sobre o Borussia Dortmund nas quartas de final (4-3 na volta, após estar perdendo por 2-0 e 3-1), o Liverpool poderia ser considerado favorito, mas visita na ida a equipe mais sólida em casa da competição. Os espanhóis venceram as seis partidas que disputaram no estádio El Madrigal na Liga Europa.

Por outro lado, o carismático técnico Jürgen Klopp terá que escalar uma equipe desfalcada de jogadores importantes como Emre Can (tornozelo), Jordan Henderson (joelho) e principalmente Mamadou Sakho, afastado do elenco depois de ser pego em exame antidoping.

- Programação desta quinta-feira nas partidas de ida das semifinais da Liga Europa:

(16h05)

Em Lviv: Shakhtar Donetsk (UCR) - Sevilla (ESP)

Em Villarreal: Villarreal (ESP) - Liverpool (ING)

As partidas de volta das semifinais acontecem no dia 5 de maio. A final será disputada no dia 18 de maio em Basileia, na Suíça.