Topo

Presidente do COI acredita em Jogos do Rio-2016 "excelentes"

20/04/2016 12h43

Atenas, 20 Abr 2016 (AFP) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou nesta quarta-feira acreditar que os Jogos Olímpicos do Rio-2016 (5-21 de agosto) serão "excelentes", apesar da crise política que assola o Brasil.

"A reta final é sempre a mais difícil, mas com a solidariedade do COI e das federações nacionais temos muita confiança de que teremos Jogos Olímpicos excelentes", declarou Bach a jornalistas na antiga Olímpia, que nesta quinta-feira acenderá a tocha olímpica.

"É claro que há desafios, mas o Comitê de Organização mostrou no último ano os grandes progressos realizados", continuou o dirigente.

Bach afirmou que os Jogos do Rio estão agora em "fase operativa" e que os esforços precisam se concentrar no acabamento para o evento.

Outra preocupação do COI é a questão ambiental, principalmente em relação à contaminação da Baía de Guanabara, que será palco das provas de vela.

"Na Baía, cerca de 60% da superfície está limpa. Sem os Jogos, seria 0%. Temos confiança do que essa área pode oferecer condições limpas e saudáveis", afirmou Bach.