Topo

Draft da NBA terá jogador chinês após 9 anos

18/04/2016 17h10

Pequim, 18 Abr 2016 (AFP) - Um jogador de basquete chinês participará do draft da NBA pela primeira vez em nove anos, com a esperança de suceder a ex-estrela Yao Ming, referência dos fãs do país até hoje.

Zhou Qi, um pivô de 2,18 m e 95 quilos, defendia o Xinjiang Flying Tigers, do Campeonato Chinês de Basquete(CBA), no qual se tornou o jogador com mais tocos nas últimas duas temporadas.

Qi, de 20 anos, teve médias de 15,8 pontos e 9,8 rebotes por jogo nesta temporada, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua.

Zhou Qi completou as formalidades administrativas para se apresentar ao draft da NBA, que acontecerá em 23 de junho no Brooklyn, em Nova York, onde as franquias da liga escolhem as futuras estrelas.

O pivô chinês já está treinando nos Estados Unidos, afirmou a emissora chinesa Tencent Sport.

Os fãs chineses de basquete torcem para que um jogador do país volta a jogar na NBA, um campeonato que acompanham assiduamente. A China representa o mercado estrangeiro mais rentável para a NBA.

Yao Ming, ex-estrela chinesa do Houston Rockets, oito vezes escolhido para jogar o Jogo das Estrelas da Liga, se aposentou em 2011 e, desde a saída de Yi Jianlian, em 2012, a China ficou órfã de representantes no campeonato de basquete de maior prestigio do mundo.

Hou Wei, presidente do Xinjiang, se mostrou reticente em relação à saída do jogador. "Pensamos que é cedo demais para ele, mas ele queria tentar", declarou ao jornal Beijing Times.

Os torcedores chinês têm opinião diferente, encantados com a possibilidade de voltar a ver um compatriota jogar na NBA.

"Após dez anos de espera, enfim temos sangue novo disposto a enfrentar o desafio da NBA", comemorou um comentarista. "A espera foi longa demais", concluiu outro especialista.

rld/slb/aph/agu/iga/am

Weibo

Tencent