Topo

Rosberg conquista pole na China ; Hamilton largará em último

16/04/2016 05h45

Xangai, 16 Abr 2016 (AFP) - O alemão Nico Rosberg, da Mercedes sairá da pole position do Grande Prêmio da China por ter conseguido o melhor tempo do treino classificatório deste sábado, em Xangai, e terá um vantagem considerável sobre o rival e companheiro de equipe Lewis Hamilton, que largará em último no domingo.

Hamilton, que tinha conquistado a pole position nas duas primeira provas da temporada, sequer conseguiu completar uma volta cronometrada na primeira parte do treino (Q1) por causa de um problema de potência no seu carro.

De qualquer forma, o atual bicampeão mundial já tinha levado uma penalização de cinco lugares no grid por ter trocado a caixa de câmbio antes do autorizado. Normalmente, os pilotos precisam disputar cinco provas com o mesmo equipamento, mas o britânico trocou logo na terceira.

Esta foi a 23ª pole da carreira de Rosberg, que venceu as duas primeiras provas do ano, na Austrália e no Bahrein, e lidera o campeonato, com 17 pontos de vantagem sobre Hamilton.

É a primeira vez da temporada que a primeira fila não é ocupada pelos dois carros da Mercedes. Quem largará em segundo lugar na China será o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.

A segunda fila terá mais uma vez os dois pilotos da Ferrari, o finlandês Kimi Räikkönen e o alemão Sebastian Vettel.

O treino classificatório foi ruim para os 'Felipes' do Brasil. Massa, da Williams, sequer passou do Q2 e largará em 11º, enquanto Nasr, da Sauber, ficou em 16º.

dlo-alh/iga/lg