Topo

Zidane-Simeone, duelo de ídolos no clássico de Madri

26/02/2016 13h55

Madri, 26 Fev 2016 (AFP) - Dois ídolos frente a frente: Zinédine Zidane e Diego Simeone foram jogadores emblemáticos do Real Madrid e do Atlético antes de assumir o comando técnico das respectivas equipes, que se enfrentam neste sábado no clássico da capital espanhola.

Com bola no pé, 'Zizou' e o 'Cholo' foram dois jogadores muito diferentes. De um lado, a técnica e classe do meia francês. Do outro, a intensidade e raça do volante argentino.

- Dois velhos conhecidos -Os dois ex-jogadores se conhecem desde os tempos em que atuaram na Itália. Enquanto Zidane defendia a Juventus (1996-2001), Simeone vestia a camisa da Inter de Milão (1997-1999) e depois da Lazio (1999-2003).

A temporada 1999-2000 está gravada na memória destas duas estrelas: líder na época, a Juve de Zidane foi derrotada pela Lazio com um gol de Simeone (1-0), o que permitiu à equipe romana alcançar o time de Turim na tabela e se tornar campeã italiana algumas semanas depois.

Na Espanha, "El Cholo" também defendeu o Sevilla (1992-1994), mas sua imagem está associada ao Atlético (1994-1997 e 2003-2004), clube com o qual conquistou em 1996 a Liga Espanhola e a Copa do Rei, um feito histórico para os torcedores 'colchoneros'.

Ambos os jogadores voltaram a se cruzar dentro de campo na Espanha por um ano, com a chegada de Zidane ao Real Madrid (2001-2006), antes de Simeone partir definitivamente para encerrar a carreira na Argentina.

- Dois reis em Madri -São dois estrangeiros que a capital espanhola transformou em reis e, apesar do passar dos anos, ainda podem ser avistadas nos estádios as camisas brancas com o número 5 de Zidane ou 'rojiblancas' com o 14 de Simeone.

Para os torcedores do Real Madrid, Zidane é o grande nome da 'Novena', a conquista da 9ª Liga dos Campeões da história do clube, em 2002, quando o francês acertou um voleio antológico na final, contra o Bayer Leverkusen (2-1).

"Quando ando pelas ruas as pessoas ainda me agradecem por terem tido a oportunidade de ver Zidane no Bernabéu. Sinto a adoração, ele foi meu jogador mais emblemático", declarou o presidente do Real, Florentino Pérez, dias antes de nomear o jogador francês como novo técnico 'merengue'.

Mais que ninguém, 'Zizou' encarnou a alegância e beleza em campo tão almejada pelos torcedores do Real Madrid, valores cantados no hino do clube: "Hala Madrid, juegas en verso" ('Vamos Madrid, jogas em verso', em espanhol).

O oposto pode ser visto no hino do Atlético, que canta os méritos da luta e da raça: "Jugando, ganando, peleas como el mejor" ('Jogando, vencendo, lutas como o melhor', em espanhol).

O hino parece se referir a Simeone, um homem muito querido pelo fanáticos torcedores do estádio Vicente Calderón desde que assumiu a equipe como técnico em 2011, tirando o clube de uma péssima fase e conquistar a Liga Europa-2012, a Copa do Rei-2013 e o Campeonato Espanhol-2014.

- Equipes refletem técnicos - No sábado, no Santiago Bernabéu, será um duelo de personalidades diferentes. Por um lado, o calmo e sereno Zidane (43 anos) frente ao esquentado Simeone (45), que gesticula e grita do banco de reservas. Mas também será uma oposição de filosofias.

Logicamente, em quatro anos, Simeone teve mais tempo para impor seus conceitos que Zidane, no cargo há dois meses. O argentino também é muito mais experiente, em seu 10º ano como treinador, contra 18 meses de Zidane.

Com isso, o Atlético é uma equipe intensa, raçuda, organizada, que apresenta a melhor defesa da Liga Espanhola (11 gols sofridos), mas que tem como ponto fraco a eficiência ofensiva.

Já o Real Madrid tem o melhor ataque da Espanha (71 gols), mas uma defesa apenas regular. Após os recentes tropeços fora de casa que afastaram a equipe do título, Zidane espera sem dúvida ver a equipe progredir no clássico deste sábado, pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol.

"Para mim, é importante ver um futebol bonito", admitiu o francês, em sua primeira coletiva de imprensa como treinador, fiel ao emblemático jogador que foi.

ed/dhe/gr/psr/am/lg

JUVENTUS FOOTBALL CLUB