Topo

Reações do mundo do futebol à eleição de Infantino

26/02/2016 18h01

Paris, 26 Fev 2016 (AFP) - A eleição de Gianni Infantino à presidência da Fifa, nesta sexta-feira em Zurique, provocou reações diversas no mundo do futebol:

Vladimir Putin (presidente da Rússia), em comunicado oficial: "Suas atividades frutíferas nas organizações internacionais e sua contribuição pessoal importante no desenvolvimento do futebol fizeram com que ganhasse esta eleição merecidamente e com autoridade. Tenho certeza de que sua experiência profissional e grande potencial criativo e de organização ajudarão neste cargo de responsabilidade para reforçar as posições da Fifa". (A Rússia irá sediar a Copa do Mundo-2018).

Vitali Moutko (ministro russo dos Esportes), citado pela agência oficial TASS: "Estou satisfeito. Apoiamos Infantino desde o início. Espero que tudo que ele previu será realizado. O mundo do futebol precisa de um homem pragmático e experiente como ele". (A Rússia irá sediar a Copa do Mundo-2018).

Thomas Bach (presidente do CIO): "Parabéns a Gianni Infantino pela sua eleição. Nesses tempos difíceis para o futebol, eu lhe desejo muito êxito para aplicar as reformas aprovadas no Congresso da extraordinário da Fifa. Estou encantado com a ideia de uma cooperação construtiva em prol do esporte".

Karl-Heinz Rummenigge (Presidente do Bayern de Munique e da Associação dos Clubes Europeus, a ECA): "A ECA ressalta que é contra a ampliação de 32 para 40 das seleções participantes da Copa do Mundo (proposta defendida por Infantino). Os clubes e as federações nacionais e internacionais são responsáveis pelos jogadores. Chegamos a um ponto em que não podemos sobrecarregar mais os atletas".

Luis Figo (ex-jogador português que foi pré-candidato na última eleição, e apoiou abertamente Gianni Infantino), via Twitter: "Parabéns "Gianni_2016, a mudança finalmente chegou. É o momento para uma nova era na Fifa".

Noël Le Graët (presidente da Federação Francesa de Futebol FFF, em comunicado): "Gianno Infantino e o novo governo marcam uma nova era para a Fifa que precisa recomeçar com bases melhores e recolocar o futebol no centro das preocupações. Tenho certeza que Gianni é o homem certo para a situação. É um homem de ação que soube conciliar os interesses de todas as federações, pequenas ou grandes, na Fifa. Ele tem todo meu apoio e a FFF estará a sua disposição para recomeçar este início da Fifa".

François Carrard (presidente da comissão de reformas da Fifa), à AFP: "Gianni Infantino trabalhou muito duro na minha comissão como membro, ele sempre pressionou por reformas mais agressivas. Acredito que tivemos o melhor resultado possível, mas é só o início de uma nova era, temos muito trabalho pela frente".

Greg Dyke (presidente da Federação Inglesa FA), à AFP: "(Infantino) não é um homem político. Não é uma estrela. Ele simplesmente é muito organizado. Ele comandou a Uefa muito bem e será um grande presidente da Fifa. Acredito que podemos ser mais otimistas em relação ao futuro da Fifa do que há uma semana, após um ano terrível. Mas era uma entidade corrompida e agora há esperança para o futuro".

Gary Lineker (ex-jogador inglês), via Twitter: "Tenho um sentimento estranho que Gianni Infantino vai remover a máscara e revelar Sepp Blatter".

Mark Palios (ex-presidente da Federação Inglesa), à BBC News: "O voto mais importante do dia foram as reformas. Infantino será julgado em relação a suas capacidades de impor essas reformas. Esperamos ver de agora em diante uma Fifa que tenha um impacto positivo no futebol, ao invés de simplesmente se alimentar dele".

Michal Listkiewicz (ex-presidente da Federação Polonesa de Futebol): "Infantino era o cérebro da Uefa, um computador. Um cara que fala seis ou sete línguas, um jurista que conhece perfeitamente os mínimos detalhes dos regulamentos. Já que ele foi bem na Uefa, ele deve ir bem na Fifa também".

Michael van Praag (presidente da Federação Holandesa KNVB), ao site da federação: "É magnífico. É emocionante quando, em quatro meses, conseguimos o apoio da maior parte do mundo. Espero muitas coisas boas de Gianni".