Topo

United goleia e evita vexame na Liga Europa; Napoli eliminado

25/02/2016 19h52

Paris, 25 Fev 2016 (AFP) - O Manchester United entrou em campo pressionado, mas fez o dever de casa e garantiu com louvor sua classificação para as oitavas de final da Liga Europa, ao golear por 5 a 1 o modesto Midtjylland, para o qual tinha perdido por 2 a 1 na Dinamarca.

Já o Napoli precisava reverter a derrota por 1 a 0 que sofreu na semana passada para o Villarreal, na Espanha, mas não passou do empate por 1 a 1 no estádio San Paolo, e ficou pelo caminho.

Em Old Trafford, o United sofreu no primeiro tempo, mas fez jus ao peso da camisa no segundo, dando sobrevida ao técnico Louis Van Gaal, que balança no cargo desde o fim do ano passado, quando o time foi eliminado logo na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os 'Red Devils' começaram da pior forma possível, ao sofrer um gol do ugandês Sisto aos 27 minutos de jogo, mas Nikolay Bodurov marcou contra o gol de empate dos anfitriões ao desviar para as próprias redes um cruzamento de Depay.

O espanhol Juan Mata adiou a virada do United ao desperdiçar um pênalti aos 43, mas os gols saíram depois do intervalo.

Escalado para a surpresa de todos na ponta do ataque, por causa de uma lesão sofrida por Martial no aquecimento, o jovem Marcus Rashford, de apenas 19 anos, foi o herói da classificação.

O garoto comandou a virada do time de Manchester, ao balançar as redes duas vezes em 11 minutos, aos 19 e aos 30 da etapa final.

O espanhol Herrera anotou o quarto aos 43, e Depay fechou a goleada nos acréscimos.

Inglaterra em alta, Itália em baixaOs clubes ingleses tiveram 100% de aproveitamento no mata-mata. O Liverpool e o Tottenham decidiam seus confrontos em casa, depois de empatar com Augsburg (0-0) e Fiorentina (1-1).

Em Anfield, os 'Reds' venceram por 1 a 0, com um pênalti convertido por James Milner aos cinco minutos de jogo.

Já os 'Spurs' atropelaram a 'Viola' por 3 a 0, em White Hart Lane, com gols de Mason, Lamela e outro marcado contra por Rodríguez.

Fiorentina e Napoli foram eliminados, deixando a Lazio como única representante da Itália.

O time da capital derrotou o Fernebahçe por 3 a 1, com direito a gol brasileiro, marcado por Felipe Anderson. Na ida, a Lazio tinha empatado em 1 a 1 na Turquia.

Houve outro gol brasileiro na rodada, marcado por Marlos (ex-São Paulo), que abriu o placar na vitória por 3 a 0 do Shakhtar Donetsk sobre o Schalke 04, em plena Veltins Arena de Gelsenkirchen, uma das maiores zebras desse mata-mata.

O Valencia garantiu sua vaga com margem bem mais ampla: 10-0 no placar agregado. Depois de massacrar o Rapid Viena por 6 a 0 em casa, o time espanhol ainda fez questão de aplicar outra goleada (4-0) na Áustria, com gol do brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo Moreno.

O Borussia Dortmund se classificou com facilidade, ao derrotar o Porto por 1 a 0 no estádio do Dragão, com gol contra do goleiro espanhol Iker Casillas. O atual vice-líder da Bundesliga viajou a Portugal com boa vantagem, depois de vencer a partida de ida por 2 a 0.

O Olympique de Marselha quase conseguiu buscar a classificação no país basco, mas acabou ficando pelo caminho, ao empatar em 1 a 1 com o Athletic Bilbao, depois da derrota por 1 a 0 que sofreu na partida de ida.

O time do sul da França saiu na frente aos 40 minutos de jogo, com um gol de Michy Batshuayi, mas Sabin Merino evitou a prorrogação aos 36 da etapa final.

Resultados do mata-mata da Liga Europa (os times precedidos pelo símbolo (+) estão classificados para as oitavas de final):

Ida Volta

(+) Braga (POR) - Sion (SUI) 2-1 2-2

Lokomotiv Moscou (RUS) - (+) Fenerbahçe (TUR) 0-2 1-1

Schalke 04 (ALE) - (+) Shakhtar Donetsk (UCR) 0-0 0-3

(+) Athletic Bilbao (ESP) - Olympique (FRA) 1-0 1-1

(+) Liverpool - Augsburg (ALE) 0-0 1-0

Krasnodar (RUS) - (+) Sparta Prague (RTC) 0-1 0-3

(+) Lazio (ITA) - Galatasaray (TUR) 1-1 3-1

(+) Leverkusen (ALE) - Sporting Portugal (POR) 1-0 3-1

Rapid Viena (AUT) - (+) Valencia (ESP) 0-6 0-4

(+) Tottenham (ING) - Fiorentina (ITA) 1-1 3-0

Porto (POR) - (+) Borussia Dortmund (ALE) 0-2 0-1

Napoli - (+) Villarreal (ESP) 0-1 1-1

(+) Basel (SUI) - Saint-Etienne (FRA) 2-3 2-1

Molde (NOR) - (+) Sevilla (ESP) 0-3 1-0

(+) Manchester United (ING) - Midtjylland (DIN) 1-2 5-1.