Topo

Dérbi madrilenho e decisão da Copa da Liga Inglesa agitam fim de semana europeu

25/02/2016 21h14

Paris, 26 Fev 2016 (AFP) - As partidas de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões mal terminaram, mas não há tempo de retomar o fôlego: o próximo fim de semana promete ser eletrizante pelos campos da Europa, com destaque para o dérbi entre Real e Atlético de Madri.

Como se não bastassem rodadas de campeonatos nacionais repletas de clássicos, o domingo também terá como ponto alto a final da Copa da Liga Inglesa, entre Liverpool e Manchester City.

Briga de cachorro grande na EspanhaReal e Atlético se enfrentam neste sábado, no estádio Santiago Bernabéu, para definir qual dos dois poderá se manter na briga com o Barcelona pelo título nacional. O dérbi chega justamente uma semana após ambos os times da capital deixarem escapar dois pontos em relação ao líder catalão, ao empatar com Málaga (1-1) e Villarreal (0-0), respectivamente.

Desta forma, o Barça aumentou para oito pontos a vantagem sobre os 'colchoneros' e nove sobre os 'merengues'.

Messi e companhia podem aproveitar o confronto direto entre os dois principais rivais para escapar ainda mais na tabela, mas não terão vida fácil na rodada.

No domingo, recebem no Camp Nou o Sevilla, na prévia da final da Copa do Rei, marcada para o dia 21 de maio, no estádio Vicente Calderón.

Foi justamente contra o time andaluz que os catalães sofreram a última derrota (2-1), em outubro, antes de engatar uma série invicta de 33 jogos, a maior da história do clube.

Os dois times também se enfrentaram na Supercopa da Europa, num jogaço que terminou em vitória por 5 a 4 do Barça na prorrogação.

O dérbi madrilenho dificilmente terá nove gols, mas promete ser um jogo intenso, entre o melhor ataque (Real, com 71 gols marcados) e a melhor defesa (Atlético, 11 gols sofridos) do campeonato.

Ambos são comandados por ídolos que fizeram história pelo clube dentro de campo antes de virar treinadores, Zinedine Zidane, que chegou à frente do Real no início do ano, e Diego Simeone, que treina os 'colchoneros' desde 2011, e conquistou o título nacional em 2014.

Inglaterra em polvorosaA final da Copa da Liga inglesa está marcada para domingo, às 16h30 locais (13h30 de Brasília), mas poucas horas antes a Premier League programou um aperitivo dos mais atrativos, com o clássico entre Arsenal e Manchester United.

Os 'Gunners' precisam vencer os 'Red Devils' para continuar a caça ao surpreendente líder Leicester, que tem dois pontos a mais (53 contra 51) e enfrenta um jogo tranquilo contra o Norwich no sábado.

O outro time do norte de Londres, o Tottenham, também têm 51 pontos, e recebe o Swansea no domingo.

Os 'Spurs' estão embalados com a vitória por 3 a 0 desta quinta-feira sobre a Fiorentina, que garantiu a classificação para as oitavas de final da Liga Europa.

O Arsenal, por sua vez, precisa se recuperar da derrota por 2 a 0 que sofreu em casa para o Barça, na terça-feira, na partida de ida das oitavas da Liga dos Campeões.

A Champions deu um novo ânimo ao Manchester City, que se distanciou da luta pelo título nacional (tem 47 pontos, seis atrás do Leicester), mas conseguiu uma grande vitória no cenário continental, ao superar o Dínamo de Kiev por 3 a 1 na Ucrânia.

Os 'Citizens' enfrentam em Wembley o Liverpool, na decisão do primeiro título do ano. Os 'Reds' são recordistas de títulos na Copa da Liga, com oito, o último deles em 2012. O City levantou o troféu três vezes, em 1970, 1976 e 2014.

'Dérbi da Itália' em dose duplaNo 'Calcio', a atual tetracampeã Juventus conseguiu se manter na ponta apesar de ter ficado no 0 a 0 com o Bologna na última sexta-feira.

A 'Velha Senhora' tem um ponto de vantagem sobre o Napoli (58 contra 57), que perdeu a oportunidade de retomar a liderança na segunda-feira, ao empatar por 1 a 1 em casa com o Milan.

Na terça-feira, a Juve mostrou sua força mental ao arrancar um empate heroico (2-2) com o Bayern de Munique na Liga dos Campeões, numa partida que chegou a perder por 2 a 0.

No domingo, o time de Turim terá outro grande desafio pela frente, contra a Inter de Milão, no clássico chamado de 'dérbi da Itália' por ser entre dois times que têm muitos torcedores fora das suas regiões respectivas.

Juve e Inter voltarão a se enfrentar na quarta-feira, na partida de volta das semifinais da Copa da Itália. A 'Velha Senhora' não deve ter problemas para se classificar, já que venceu o primeiro jogo por 3 a 0.

Enquanto isso, o Napoli ficou com a agenda menos lotada. Já estava fora da Copa da Itália desde as quartas de final, ao ser eliminado pela Inter, mas também caiu na Liga Europa nesta quinta-feira, ao ser eliminado pelo Villarreal.

O 'Submarino Amarelo' afundou os napolitanos ao empatar em 1 a 1 no estádio San Paolo, depois de vencer por 1 a 0 na Espanha.

Higuaín e companhia podem agora focar 100% da Série A italiana, e têm um jogo complicado com a Fiorentina na segunda-feira.

Campeão x vice na França e na AlemanhaNa Ligue 1 e na Bundesliga, Paris Saint-Germain e Bayern de Munique continuam dando as cartas, mas os vice-campeões do ano passado não mantiveram o nível nesta temporada.

Este fim de semana proporciona justamente duelos entre os dois primeiros colocados da última edição de ambos os campeonatos, com PSG e Bayern visitando Lyon e Wolfsburg, respectivamente.

O Olympique Lyonnais é o quinto colocado do Campeonato Francês, com incríveis 34 pontos a menos que os parisienses, e tem como único objetivo a classificação para a Liga dos Campeões, torneio do qual foi eliminado na fase de grupos em dezembro.

Já o Wolfsburg ainda está vivo na edição atual da Champions, e tem boas chances de chegar às quartas de final, depois de derrotar o Gent por 3 a 2 na partida de ida.

No cenário nacional, porém, os 'Lobos' são mais inofensivos, ocupando apenas a oitava posição, 28 pontos atrás dos bávaros.

O Wolfsburg tem sérios problemas de lesões. Recém-contratado junto ao Goiás, o atacante brasileiro Bruno Henrique está fora da partida de sábado por causa de uma gripe, e o meia Andre Schürrle não treina há dez dias por causa de uma lesão muscular na coxa.

Principais jogos do fim de semana no futebol europeu:

--Campeonato Espanhol (26ª rodada)

- Sábado:

(12h00) Real Madrid - Atlético de Madri

- Domingo:

(12h00) Valencia - Athletic Bilbao

(16h30) Barcelona - Sevilla

--Campeonato Alemão (23ª rodada)

-Sexta-feira:

(16h30) Colônia - Hertha Berlim

-Sábado:

(11h30) Wolfsburg - Bayern de Munique

-Domingo:

(13h30) Borussia Dortmund - Hoffenheim

Mainz - Bayer Leverkusen

--Campeonato Italiano (27ª rodada)

- Sábado:

(14h00) Empoli - Roma

(16h45) Milan - Torino

- Domingo:

(16h45) Juventus - Inter

- Segunda-feira:

(17h00) Fiorentina - Napoli

--Campeonato Francês (28ª rodada):

- Domingo:

(10h00) Nantes - Monaco

(17h00) Lyon - Paris SG

--Campeonato Inglês (27ª rodada):

- Sábado:

(12h00) Leicester - Norwich City

Southampton - Chelsea

- Domingo:

(11h05) Manchester United - Arsenal

Tottenham - Swansea City

--Copa da Liga Inglesa (final):

- Domingo:

(13h30) Liverpool - Manchester City

lg