Topo

Schiavone ganha título do Rio Open de virada e faz discurso em português

Rio Open
Imagem: Rio Open

Da AFP

21/02/2016 18h03

A italiana Francesca Schiavone, de 35 anos, precisou de 1h47 minutos de jogo para derrotar de virada em três sets, 2-6, 6-2, 6-2, a americana Shelby Rodgers e conquistar o título do Rio Open, neste domingo no Rio de Janeiro.

O que chamou atenção depois da vitória foi o discurso da italiana, em porTuguês. Depois, o Twitter oficial do Rio Open ainda mostrou o papel lido pela vencedora do torneio. "O sorriso de vocês preencheu os meus dias. Obrigada e boa sorte nas Olimpíadas", disse a jogadora depois do título. 
 

Atual número 132 do mundo, Schiavone,ex-número 4 do mundo (2011) e campeã de Rolando Garros em 2010, sucede a compatriota Sara Errani, que ergueu o troféu no ano passado. O título foi o sétimo da carreira de Schiavone, campeã pela última vez em Marrakech, em 2013.

Rodgers, número 131 do mundo e de apenas 23 anos, deu pinta de que não teria muito trabalho com a veterana Schiavone, vencendo o primeiro set com enorme facilidade em 6 a 2, em rápidos 30 minutos de jogo.

Após um longo intervalo, em que reclamou de que a quadra estaria sendo molhada excessivamente, o que deixaria o jogo mais lento, Schiavone teve o saque quebrado logo no primeiro game com uma dupla falta.

Rogers, porém, desperdiçou a chance de abrir vantagem e encaminhar a vitória. No game seguinte, a italiana recuperou a quebra e acordou de vez na partida, devolvendo o placar da primeira parcial.

No terceiro set, Rodgers, apesar de ser 12 anos mais nova que a adversária, pareceu sentir o cansaço e Schiavone, sempre mostrando muita raça, aproveitou e levou a melhor novamente, conquistando o título com outro 6 a 2.

"Eu não estava bem, mas sabia que tinha que me manter na partida até encontrar um jeito de ganhar", analisou Schiavone, que emocionou o público ao discursar em português durante a cerimônia de premiação.