Topo

Ferrari e Williams apresentam novos carros para temporada de F1

19/02/2016 16h05

Paris, 19 Fev 2016 (AFP) - Duas das escuderias mais tradicionais da Fórmula 1, Ferrari e Williams, revelaram seus carros para a nova temporada nesta sexta-feira, pela internet, enquanto a atual bicampeã, Mercedes, fazia testes privados com sua nova W07, em Silverstone.

Os primeiros teste oficiais começam na próxima segunda-feira, em Barcelona, mas as principais escuderias já estão aquecendo os motores.

Quem abriu o baile foi a Red Bull, na quarta-feira, ao apresentar em Londres o carro do ano passado pintado com as cores da temporada que está por vir.

Nenhum dos quatro 'top Teams' (Mercedes, Ferrari, Williams e Red Bull) mudou a dupla de pilotos.

Na Ferrari, a nova SF16-H estará nas mãos do alemão Sebastian Vettel e do finlandês Kimi Räikkönen.

O que gerou mais comentários nas redes sociais foi a presença de partes brancas em meio ao vermelho tradicional, que lembra a 312T pilotada por Niki Lauda na década de 70.

O diretor técnico da escuderia italiana, James Allison, se disse "muito orgulhoso" com o novo carro que, segundo ele, foi "melhorado de forma transversal, com um aerodinamismo mais afinado, graças a uma melhor implantação do motor V6 turbo híbrido.

Massa cheio de expectativaPoucas horas mais cedo, a Williams apresentou a nova FW38, ainda equipada com motor Mercedes, com a qual a escuderia inglesa pretende se manter "no pódio" do campeonato dos construtores, depois de terminar em terceiro nas últimas duas temporadas.

"Será um grande desafio", reconheceu o fundador, Sir Frank Williams, de 73 anos, que vem se retirando aos poucos da direção, deixando o comando nas mãos da filha Claire.

"A temporada 2016 será certamente muito interessante, com muitas equipes fortes, que vão querer tomar o nosso lugar. Estamos convencidos de ter dado um passo adiante, começamos a concepção do FW38 mais cedo e isso deve ajudar", avisou a dirigente.

O piloto brasileiro Felipe Massa, que disputará sua terceira temporada com a Williams, "os resultados obtidos nos últimos anos criam muita expectativa, e deram um impulso para preparar o futuro".

"Passamos muito tempo trabalhando, para entender que em pontos temos que melhorar", explicou Massa, de 34 anos, que foi contratado pela escuderia inglesa em 2014, depois de oito temporadas na Ferrari, e terminou em sexto lugar do mundial de pilotos no ano passado.

"Descobrir o novo carro é sempre um momento interessante e bastante animador. Estamos ansiosos para saber como ele se comporta, e a que ponto será rápido. Acho que estamos no rumo certo", afirmou o finlandês Valterri Bottas, que foi quarto colocado em 2014 e quinto em 2015.

A Williams conseguiu 13 pódios nos últimos dois anos, mas não vence corrida desde o GP da Espanha de 2012, quando o venezuelano Pastor Maldonado levou a melhor, para a surpresa de todos.

Enquanto os rivais apresentavam seus carros, a Mercedes dava suas primeiras voltas com a W07 Hybrid, no 'filming day' de Silvertone.

Com o novo motor PU106C, a nova Flecha de prata foi pilotada tanto pelo atual campeão mundial Lewis Hamilton quanto por Nico Rosberg, completando um total de 98,2 km.

O treino foi realizado de portas fechadas, mas imagens foram divulgadas para os fãs nas redes sociais.

Depois de duas sessões oficiais de testes de pré-temporada em Barcelona, dos dias 22 a 25 de fevereiro e 1º a 4 de março, a temporada 2016 começa no dia 20 de março, em Melbourne, na Austrália.

dlo/rr/lg/mvv

DAIMLER

THE WILLIAMS COMPANIES INC.

Ferrari