Topo

Juve e Bayern aquecem os motores antes de se enfrentar na Champions

18/02/2016 20h09

Paris, 18 Fev 2016 (AFP) - O choque entre Juventus e Bayern, marcado para a próxima terça-feira, é um dos mais aguardados das oitavas de final da Liga dos Campeões, mas antes disso os dois times entram em campo no fim de semana para consolidar a liderança nos seus respectivos campeonatos.

A Juve, que se isolou na ponta do 'Calcio' com a vitória por 1 a 0 na 'final' contra o Napoli, no último sábado, terá um dia a mais de descanso em relação aos bávaros.

A atual tetracampeã italiana visita o Bologna na sexta-feira, enquanto o dono dos últimos três títulos da Bundesliga também terá um jogo tranquilo, pelo menos no papel, no sábado, contra o Darmstadt, em Munique.

O Manchester City, que enfrenta o Dínamo de Kiev na Champions, terá um duelo complicado no domingo, contra o Chelsea, pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra.

Outro time que disputa o mata-mata da competição continental na semana que vem, o Barcelona não deve ter problemas para derrotar o Las Palmas, no sábado.

Adversário dos catalães, o Arsenal joga no mesmo dia, contra o Hull, da segunda divisão, na da final de 2014 da FA Cup.

Barça a passeioAo contrário dos 'Gunners', o atual campeão europeu já jogou nesta semana, contra o Sporting Gijón, em partida da Liga Espanhola adiada por conta da participação ao Mundial de Clubes, em dezembro.

A vitória por 3 a 1 nas Astúrias, com dois gols de Messi e outro de Suárez, deu ao Barça uma vantagem confortável de seis pontos sobre o Atlético de Madri e seis sobre o Real Madrid.

Os 'colchoneros' também jogam na Champions na semana que vem, contra o PSV Eindhoven, mas antes disso terão um adversário indigesto pela frente, o Villarreal, no domingo, no Vicente Calderón.

Quarto colocado da Liga, o 'Submarino Amarelo' mostrou que é capaz de derrubar gigantes ao derrotar o Napoli por 1 a 0 nesta quinta-feira, pelo mata-mata da Liga Europa.

O Real, por sua vez, poderá focar 100% no torneio doméstico. Embalado com a vitória por 2 a 0 sobre a Roma e pleno estádio olímpico, na última quarta-feira, na estreia de Zinedine Zidane como treinador principal na Champions, o time 'merengue' visita o Málaga no domingo.

Napoli feridoA derrota para a Juve em Turim, com um gol a dois minutos do fim, acabou com uma série de oito vitórias seguidas do Napoli, e abalou o moral da equipe, que sonha em conquistar o primeiro 'Scudetto' desde a era Maradona.

Nesta quinta-feira, os napolitanos voltaram a tropeçar fora de casa, diante do Villarreal, colocando em xeque também as ambições de triunfo na Liga Europa, outro título conquistado com o craque argentino, em 1989.

Para dar a volta por cima, o time do sul da Itália conta com o apoio da sua fanática torcida, na segunda-feira, no estádio San Paolo, mas não deve ter vida fácil contra o Milan.

Invicto há oito jogo no campeonato, com cinco vitórias e três empates, o time 'rossonero' finalmente conseguiu engrenar na temporada, e está se aproximando aos poucos da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Outro time que melhorou nas últimas semanas, a Roma encara no domingo o Palermo busca a quinta vitória seguida no 'Calcio', para deixar para a trás a desilusão da derrota para o Real na Champions.

Bayern serenoLíder soberano da Bundesliga, com oito pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund, o time bávaro sabe que tem gordura para queimar, e pode preparar com tranquilidade o duelo com a Juve.

Adepto do rodízio, o técnico Pep Guardiola deve descansar alguns jogadores diante do recém-promovido Darmstadt.

O Borussia, por sua vez, deve entrar em campo com força máxima contra o terceiro colocado Bayer Leverkusen, no choque mais atrativo da rodada.

O time de Dortmund não precisa necessariamente poupar seus titulares, já que encaminhou a classificação para as oitavas de final da Liga Europa nesta quinta-feira, ao derrotar o Porto com autoridade por 2 a 0.

O Leverkusen também se encontra numa situação favorável, depois de derrotar o Sporting por 1 a 0, em Portugal.

PSG em busca de tranquilidadeO Paris Saint-Germain também volta ao seu campeonato nacional com sensação de dever cumprido.

Os parisienses derrotaram o Chelsea por 2 a 1 na partida de ida das oitavas da Champions, apesar do ambiente pesado no vestiário, com o afastamento do marfinense Serge Aurier, flagrado num vídeo xingando o técnico Laurent Blanc.

Neste sábado, contra o Reims, o PSG deve voltar a jogar com linha de defesa 100% brasileira, com Marquinhos improvisado na lateral direita, no lugar de Aurier, Maxwell na esquerda e Thiago Silva formando dupla de zaga com David Luiz.

Com incríveis 24 pontos de vantagem sobre o vice-líder Monaco, os parisienses não têm muito que se preocupar, mas devem entrar com tudo para reencontrar a vitória na Ligue 1, depois do empate sem gols com o Lille, no último sábado.

No domingo, o Olympique de Marselha recebe o Saint-Etienne, no duelo entre os dois times mais vitoriosos da França (9 títulos para o primeiro, 10 para o segundo), que tiveram resultados distintos na Liga Europa.

Os marselheses perderam por 1 a 0 para o Athletic Bilbao, enquanto 'Les Verts' venceram o Basel por 3 a 2.

O mata-mata da Liga Europa teve como principal vítima o Manchester United, que mergulhou ainda mais fundo na crise ao perder por 2 a 1 para o modesto Midtjylland, na Dinamarca.

Com o técnico Louis Van Gaal sob intensa pressão, os 'Red Devils' precisam dar a resposta na segunda-feira, na Copa da Inglaterra, contra o Shrewsbury, da terceira divisão.

Outro vexame pode selar o destino do holandês, que já está na corda bamba há semanas, com José Mourinho à espreita para assumir o comando do gigante de Manchester.

Principais partidas deste fim de semana no futebol europeu (horário de Brasília)

--Campeonato Espanhol (25ª rodada)

- Sábado:

(13h00) Las Palmas - Barcelona

- Domingo:

(12h00) Málaga - Real Madrid

(14h15) Athletic Bilbao - Real Sociedad

(16h30) Atlético de Madri - Villarreal

--Campeonato Italiano (26ª rodada)

- Sexta-feira:

(17h45) Bologna - Juventus

- Sábado:

(17h45) Inter - Sampdoria

- Domingo:

(11h00) Atalanta - Fiorentina

Sassuolo - Empoli

(16h45) Roma - Palermo

- Segunda-feira:

(17h00) Napoli - Milan

--Campeonato Alemão (22ª rodada)

- Sábado:

(12h30) Bayern de Munique - Darmstadt

B. Moenchengladbach - Colônia

Hertha Berlim - Wolfsburg

- Domingo:

(11h30) Bayer Leverkusen - Borussia Dortmund

(13h30) Schalke 04 - Stuttgart

--Campeonato Francês (27ª rodada)

- Sexta-feira:

(17h30) Bordeaux - Nice

- Sábado:

(14h00) Paris SG - Reims

- Domingo:

(10h00) Olympique de Marselha - Saint-Etienne

(17h00) Lille - Lyon

--Copa da Inglaterra (oitavas de final)

-Sábado:

(10h45) Arsenal - Hull (D2)

-Domingo:

(12h00) Tottenham - Crystal Palace

(13h00) Chelsea - Manchester City

Segunda-feira:

(16h45) Shrewsbury (D3) - Manchester United

lg