Topo

Galo vence de virada no Peru e estreia com pé direito na Libertadores

17/02/2016 23h50

Arequipa, Peru, 18 Fev 2016 (AFP) - O Atlético Mineiro fez ótima estreia na Copa Libertadores ao derrotar o Melgar fora de casa por 2 a 1, em Arequipa, no Peru, nesta quarta-feira, pelo grupo 5 da competição continental.

Omar Fernández abriu o placar aos 13 minutos de jogo, numa lambança de Leonardo Silva, Rafael Carioca empatou com um golaço de fora da área aos 20 e Patric virou o marcador aos 39, depois de perder várias chances seguidas.

Último time brasileiro a conquistar a Libertadores, em 2013, o Galo envolvente no Peru, com boas atuações de Hyuri e Marcos Rocha.

O time mineiro mostrou um bom jogo coletivo e dominou praticamente toda a partida, até sentir o desgaste nos minutos finais, passando certo sufoco para segurar o resultado.

Na segunda rodada do grupo 5, o Atlético recebe o Independiente del Valle, do Equador, no dia 24 de fevereiro, no Independência.

O time equatoriano estreia na competição na quinta-feira, contra o Colo Colo, do Chile, que deve ser o principal rival do Galo na chave.

Foguete de Rafael CariocaMesmo sem poder contar com o recém-contratado Robinho, que ainda não está 100% fisicamente técnico Diego Aguirre optou por uma escalação bastante ofensiva, com um trio de ataque formado pelo veloz Hyuri, o sempre envolvente Luan e o letal Lucas Pratto.

O Atlético não demorou a mostrar a que veio. Com apenas cinco minutos de bola rolando, Hyuri recebeu grande lançamento de Marcos Rocha na direita e encheu o pé. A bomba resvalou no zagueiro, e passou muito perto do gol de Daniel Ferreyra.

O pé calibrado de Marcos Rocha voltou funcionar aos 10, e quem recebeu o passe foi Patric, que se atrapalhou todo na finalização desperdiçou uma chance de ouro.

Quem não faz, leva, e a profecia do ditado se cumpriu aos 14. O Galo vinha dominando a partida, mas acabou sofrendo um gol na primeira chegada do Melgar, em jogada confusa, com várias lambanças do experiente Leonardo Silva.

Zuñiga cruzou da direita, Léo Silva tentou tirar de cabeça, mas entregou de bandeja para o colombiano Omar Fernández, que ajeitou para Cuesta finalizar de primeira. Léo até tentou tirar em cima da linha, mas Fernández apareceu no rebote para empurrar a bola para as redes.

A redenção de PatricQuatro minutos depois do gol peruano, Patric voltou a perder um gol feito, após receber mais um lançamento de Marcos Rocha, mas o empate veio logo aos 20, com um petardo de Rafael Carioca.

O volante recebeu livre na intermediária e arriscou um chute de muito longe, que tomou efeito e parou na gaveta de Ferreyra.

O Galo continuou pressionando em busca do segundo, e Patric, sempre ele, desperdiçou mais uma grande oportunidade, aos 36, mas se redimiu em grande estilo dois minutos depois.

O atacante recebeu boa enfiada de bola de Luan, invadiu a área e driblou o goleiro com muita frieza antes de tocar para o gol vazio.

O Atlético continuou melhor depois do intervalo, e Lucas Pratto quase anotou outro golaço aos 15 da segunda etapa. O argentino recebeu na entrada da área e soltou a bomba, mas a bola explodiu no travessão.

O time peruano reagiu aos 28, com cobrança de falta de Quina que exigiu boa defesa de Victor.

A altitude de 2.300 m não chegou a ser um fator determinante, mas o Atlético sofreu fisicamente nos minutos finais, mas conseguiu segurar o resultado, que lança muito bem a campanha em busca do bi na Libertadores.