Topo

Decisão sobre recurso de Platini e Blatter sairá na semana que vem

17/02/2016 18h37

Paris, 17 Fev 2016 (AFP) - A comissão de apelação da Fifa dará seu veredito sobre o julgamento dos recursos de Michel Platini e Joseph Blatter no início da semana que vem, a partir de segunda-feira, informaram fontes concordantes.

Os dirigentes, que recorrem da suspensão de oito anos imposta pela comissão de ética da Fifa, foram ouvidos nesta semana, na sede da entidade, em Zurique.

Platini, presidente da Uefa, teve sua audiência na segunda-feira, e Blatter, presidente demissionário da Fifa, compareceu no dia seguinte.

Caso o primeiro recurso seja rejeitado, ambos ainda pretendem levar o caso ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Os dois cartolas foram punidos por conta de um pagamento suspeito de 1,8 milhão de euros do suíço ao francês, em 2011, por um trabalho de consultoria realizado de 1998 a 2002, sem contrato escrito entre ambas as partes.

A comissão de ética da Fifa, porém, considerou Platini e Blatter culpados de "abuso de poder, conflito de interesses e gestão desleal", descartando, contudo as acusações de corrupção.

A suspensão acabou com as ambições de Platini suceder a Blatter na presidência da Fifa.

A eleição está marcada para o dia 26 de fevereiro, também em Zurique, e o presidente da Uefa desistiu da candidatura, sendo substituído por seu braço-direito, Gianni Infantino, secretário-geral da entidade.