Topo

David Beckham anuncia aposentadoria aos 38 anos

16/05/2013 17h11

LONDRES, 16 Mai 2013 (AFP) - David Beckham, um dos melhores jogadores ingleses de sua geração, vai se aposentar no final desta temporada aos 38 anos, após uma vitoriosa carreira de mais de vinte anos que o fez uma das personalidades mais famosas do mundo do esporte.

"Sei que estou pronto. É uma decisão difícil porque acredito que ainda posso jogar em alto nível, mas sempre disse a mim mesmo que gostaria de terminar no topo", declarou o inglês, que acaba de conquistar o Campeonato Francês com o Paris Saint-Germain.

Beckham iniciou sua carreira profissional em 1993 no Manchester United, sob o comando de Alex Fergunson, que também acaba de anunciar sua aposentadoria. Depois, foi para o Real Madrid, no qual fez parte do time dos chamados "galácticos" entre 2003 e 2007, quando decidiu vestir a camisa do Los Angeles Galaxy até 2012, antes de terminar a sua carreira no PSG. Nesse meio tempo teve duas curtas passagens pelo Milan (2009 e 2010).

Beckham conquistou um vasto número de campeonatos, com nada menos de 19 troféus: um Mundial de Clubes (1999), uma Liga dos Campeões (1998/99), seis títulos ingleses (1995/96, 1996/97, 1998/99, 1999/00, 2000/01, 2002/03), um título espanhol (2006/07), um título francês (2012/13), além de nove copas nacionais vencidas na Inglaterra, Espanha e Estados Unidos.



----- Um famoso pé direito -------



"Se alguém tivesse me dito quando eu era pequeno que eu iria jogar pelo clube de minha infância, o Manchester United, que ganharia troféus, que seria o capitão da minha seleção e que jogaria por ela uma centena de vezes, e que faria parte dos maiores clubes do mundo, pensaria que isso era apenas um sonho. Mas, felizmente, esse sonho se tornou realidade", disse Beckham, o único jogador inglês a ser campeão em quatro países diferentes.

Em nível internacional, Beckham foi convocado 115 vezes para jogar pela Inglaterra entre 1996 e 2009, tornando-se o segundo jogador que mais atuou na seleção depois do goleiro Peter Shilton. Capitão de 2000 a 2006, disputou três Copas do Mundo e marcou 17 gols, mas nunca conseguiu se classificar para a grande final.

Jogador muito técnico, o inglês é um mestre em bolas paradas e dono de um poderoso chute com o pé direito, além de sua grande capacidade de organizar jogadas, com sua visão de jogo e sua resistência, apesar da pouca velocidade.

"Ele tinha uma energia incrível. Foi um prazer jogar com ele", lembrou seu ex-parceiro ManU Gary Neville.



------ Celebridade -------



Beckham também se tornou uma celebridade fora de campo graças a seu porte físico de astro de cinema, especialmente depois de seu casamento com a ex-integrante do grupo pop britânico Spice Girls Victoria Adams, com quem tem quatro filhos.

Apaixonado por moda e envolvido em inúmeras campanhas publicitárias, ele é o jogador de futebol mais rico em atividade, e um dos mais bem pagos mesmo após o declínio de suas qualidades como jogador. A fortuna do casal é estimada em mais de 200 milhões de libras (237 milhões de euros).

Lúcido, Beckham sabe que suas atividades extra-campo prejudicaram a sua credibilidade como atleta. "As pessoas voltaram suas atenções para outros aspectos do que eu fiz, o que às vezes ofuscou o que eu estava fazendo nos campos", declarou ao canal SkySports.

Nascido em Londres, ele colocou seu carisma e elegância a serviço de sua cidade em 2005 para que conquistasse a organização dos Jogos Olímpicos de 2012. Mas seu desejo de disputar a competição com a equipe da Grã-Bretanha não foi concretizado.

Beckham, que não parece planejar uma carreira como treinador, ainda não indicou o que fará de sua vida. "Nada vai preencher completamente o ato de jogar o jogo que eu amo, mas tenho a impressão de começar uma nova aventura e estou muito animado com o futuro", afirmou o jogador em um comunicado.



------ Mensagens de apoio ------



O anúncio da aposentadoria de "Becks" repercutiu no mundo.

"Um dos maiores ícones do futebol mundial está se aposentando. É o fim do capítulo de uma história incrível. David, um garoto que cresceu com o amor pelo futebol no coração, concretizou seus sonhos e inspirou milhões de crianças a fazerem o mesmo. Tenho certeza que ele terá a mesma dignidade que mostrou nos últimos 21 anos na sua próxima carreira. Boa sorte!", declarou Sepp Blatter, presidente da Fifa, em comunicado.

David Cameron, primeiro-ministro britânico, lembrou a especialidade do jogador em campo. "Eu quero desejar boa sorte a David Beckham com sua aposentadoria. Os torcedores ainda não estão prontos para esquecer as cobranças de falta mágicas sob as cores do Manchester United e da seleção inglesa".

O tenista Rafael Nadal, que disputa o Masters 1000 de Roma e viu Beckham defender o seu clube de coração, o Real Madrid, também o homenageou. "Eu o felicito pela fantástica carreira. Quando ele estava em campo, sempre dava o melhor de si, sempre estava pronto para o combate. Ele era uma grande estrela dentro e fora de campo. Ele era um grande profissional e, ao mesmo tempo, uma pessoa incrível, que sempre atendia às crianças e aos torcedores. Ele tem toda minha admiração e respeito".

O estádio de Moustoir, de Lorient, será o palco da despedida de David Beckham, em 26 de maio.