UOL Esporte Últimas Notícias
 
09/05/2011 - 16h02

Ciclista Wouter Weylandt morre após uma queda durante a Volta da Itália

Rapallo, Itália, 9 Mai 2011 (AFP) -O ciclista belga Wouter Weylandt, de 26 anos, faleceu nesta segunda-feira, após sofrer uma queda a 25 quilômetros da chegada da terceira etapa da Volta da Itália.

O drama aconteceu às 16h20, horário local (11h20 de Brasília), na descida do Passo del Bocco. De acordo com a reconstrução do acidente pela polícia italiana, o pedal esquerdo da bicicleta de Weylandt bateu num muro ao longo da estrada e o atleta sofreu uma violenta queda que o projetou a vinte metros de distância e o deixou inconsciente.

O ciclista perdeu muito sangue com o impacto e a equipe médica tentou reanimá-lo com massagens cardiácas. As operações de resgate foram dificultadas pelo relevo da região, que prejudicou o pouso do helicóptero no local.

A Volta da Itália está mais uma vez de luto, 15 anos depois da edição de 1986, ano em que Emilio Ravasio tinha sofrido uma queda na Sicilia, falecendo poucos dias após o acidente. Em 1995, o campeão olímpico Fabio Casartelli também foi vítima de um acidente fatal, no Tour de France, na descida do Portet d'Aspet.

"Estamos todos em estado de choque e tristeza", declarou o Brian Nygaard, diretor da equipe Leopard, onde Weylandt corria.

"Meus pensamentos vão para sua família. Faltam palavras para expressar a nossa tristeza", declarou Tom Van Damme, presidente da federação belga de ciclismo.

Pat Mac Quaid, presidente União Ciclista internacional,também reagiu: "em nome de toda a família do ciclismo mundial, sinto uma profunda tristeza e quero expressar minha simpatia para sua família, seus companheiros de equipe e todos os outros concorrentes neste momento de imensa dor".>

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host