Tênis: Primos disparam no ranking após Xangai, e Fonseca perde posições
Colaboração para o UOL
12/10/2025 11h20
A inesperada final entre os primos Valentin Vacherot (MON) e Arthur Rinderknech (FRA) no Masters 1000 de Xangai impactou até o brasileiro João Fonseca, que perdeu duas posições no ranking da ATP.
O que aconteceu
Valentin Vacherot, campeão do torneio como número 204 do mundo, somou 1.020 pontos com o título, subindo 164 posições. No ranking que será consolidado amanhã, ele será o 40º colocado.
Já o vice-campeão Arthur Rinderknech, que começou a competição como número 54 do ranking, somou 620 pontos, escalando 26 postos. O tenista francês assumirá a 28ª colocação.
Assim, João Fonseca, que não disputou o torneio na China, foi ultrapassado por ambos. O brasileiro de 19 anos deixará a 43ª posição para ser o 45º.
Fonseca pode recuperar posições na próxima semana, quando disputa o ATP 250 de Bruxelas. Na Bélgica, o brasileiro será cabeça de chave em um torneio deste nível pela primeira vez na carreira.
Na estreia, João Fonseca encara o holandês Botic van de Zandschulp (86). Na única vez que os dois se enfrentaram no circuito, o brasileiro venceu, em 2024, na Copa Davis