Quadra no interior de SP se inspira em Wimbledon e replica 'grama inglesa'

Uma quadra de grama natural inspirada no 'padrão Wimbledon' foi inaugurada em Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo.

O que aconteceu

A Itograss Tennis Experience foi projetada para replicar a qualidade da grama do Grand Slam inglês. O campeonato londrino, disputado sempre no início de julho, é o mais antigo do circuito e famoso internacionalmente por seu "tapete".

Ela fica localizada ao lado do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Itograss, empresa de gramados naturais, em Patrocínio, perto de Franca. O intuito foi reproduzir os padrões estéticos e de jogabilidade do piso inglês. A grama instalada foi a TifEagle, uma das seis variedades utilizadas pela marca.

O ex-tenista Adriano Ferreira testou e aprovou a superfície. "É uma quadra de grama em estado impecável. Para ser sincero, poucos torneios importantes disputados na grama têm uma quadra com essa qualidade", disse o atleta, que chegou à 140ª posição no ranking da ATP.

Itograss Tennis Experience foi inspirada nas tradicionais quadras de grama de Wimbledon
Itograss Tennis Experience foi inspirada nas tradicionais quadras de grama de Wimbledon Imagem: Divulgação/Itograss

A quadra, a princípio, não está aberta ao público. Ela ficará à disposição apenas da empresa, parceiros e convidados, sem a possibilidade de aluguel. O espaço foi idealizado para mostrar que é possível ter quadras no país com o mesmo padrão de Wimbledon.

Construir uma quadra de tênis é, sem dúvida, um dos maiores desafios no universo dos gramados naturais. O projeto exigiu altíssimo rigor técnico. Começamos com um estudo aprofundado das principais referências internacionais e, a partir daí, enfrentamos o desafio de adaptar tudo às condições do nosso clima tropical. Foi um processo intenso, com muita pesquisa, dedicação, testes e ajustes.
Rodrigo Santos, engenheiro agrônomo e coordenador do Centro de Gramados Esportivos da Itograss

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.