'Roubo' e 'piada': Pai de Filipinho, Scooby e torcida protestam contra WSL

A derrota de Filipe Toledo nas oitavas de final do Mundial de Surfe em Trestles, nesta quarta-feira (11), foi marcada por uma nota polêmica e causou revolta nas redes sociais. O brasileiro foi eliminado por Griffin Colapinto em uma das baterias mais equilibradas da competição — e que terminou com decisão contestada por boa parte do público, familiares e atletas.

Revolta nas redes

Logo após o resultado, Ricardo Toledo, pai de Filipe, postou um story no Instagram com um fundo preto e a frase "What a joke" ("Que piada", em português), acompanhada do emoji de um palhaço.

Nos comentários da postagem oficial da WSL no Instagram — celebrando a vitória de Griffin —, o big rider Pedro Scooby também protestou:

Roubo brabo!! Vocês não têm vergonha na cara não??? Ainda tentando entender como o full rotation vale menos que uma rabeta?? Pedro Scooby, no Instagram

Pedro Scooby reclamou nas redes sociais da WSL
Pedro Scooby reclamou nas redes sociais da WSL Imagem: Instagram/@pedroscooby

Sofia Toledo, irmã do bicampeão mundial, resumiu em uma palavra: "Circo", com emojis de risada irônica.

Outros torcedores seguiram o coro com mensagens como "chamem a polícia", "roubo histórico" e "bateria vergonhosa".

O que aconteceu

Filipinho começou a bateria com tudo, cravando duas notas fortes logo de cara: 8,00 e 7,50, antes mesmo de o norte-americano surfar sua primeira onda. Griffin reagiu no fim, somando 7,90 e 7,07. Mas a virada só veio nos segundos finais, com uma nota 8,93 para uma onda que muitos consideraram "supervalorizada".

Continua após a publicidade

Filipe ainda havia trocado sua segunda nota com um aéreo de rotação completa, cravando um 8,30 e chegando a 16,30 de somatório total. O norte-americano, no entanto, virou com a última nota da bateria, no último minuto — um 8,93 — e fechou a disputa com 16,83.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.