'Adoro ver, ele tem carisma único': Alcaraz se rende a João Fonseca

Melhor tenista do ano, vencedor do Masters 1000 de Montecarlo no domingo e um dos favoritos aos principais títulos da temporada, Carlos Alcaraz é ídolo de muita gente.

Mas nesta segunda-feira, em Barcelona, ele também mostrou um lado fã ao falar do brasileiro João Fonseca.

"João Fonseca me encanta. Eu adoro ver os jogos dele, ele tem um carisma único, e pela idade que tem? Eu tenho 21 anos, é meio estranho falar de outros jovens, mas ele é incrível", disse o tenista espanhol, ao ser perguntado pelo UOL sobre a nova geração que vai tomando conta do circuito.

João Fonseca tieta Carlos Alcaraz quando foi sparring do tenista espanhol no Rio Open de 2022
João Fonseca tieta Carlos Alcaraz quando foi sparring do tenista espanhol no Rio Open de 2022 Imagem: Rio Open

Nesta semana, Alcaraz disputa o ATP 500 de Barcelona e, na semana que vem, disputará o Masters 1000 de Madri, que terá a presença de Fonseca — o brasileiro, atual 59º do ranking mundial, decidiu descansar após o Masters 1000 de Miami. Fonseca e Alcaraz ainda não se enfrentaram no circuito profissional, mas têm trocado elogios em público.

A edição de 2025 do torneio catalão é especial por ser a primeira após a "Era Rafael Nadal". Aos 21 anos e ocupando o número 2 do ranking mundial, Alcaraz é um dos principais rostos desta renovação, mas há tenistas ainda mais jovens que já impressionam.

Além de Fonseca, ele destaca o francês Arthur Fils, de 20 anos, atual 14º do ranking, e o checo Jakub Mensik, de 19, e que ocupa a 23ª posição.

"Mensik já venceu em Miami, é um jogador que vai continuar crescendo, mas já podemos dizer que tem seu lugar entre os melhores. Fils eu enfrentei pela primeira vez em Montecarlo e fiquei assombrado; eu saí da quadra assustado com ele", disse.

Stefano Tsitsipas compari João Fonseca a Carlos Alcaraz
Stefano Tsitsipas compari João Fonseca a Carlos Alcaraz Imagem: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Grego também se derrete

Ex-número 3 do mundo, o grego Stefanos Tsitsipas também está "Fonsequizado". Mesmo sem nunca ter enfrentado o brasileiro, ele vem acompanhando com interesse e empolgação a carreira do carioca, de apenas 18 anos.

Continua após a publicidade

"Ele tem um potencial enorme. É difícil não pensar que ele poderá fazer grandes coisas no futuro. Ele já ganhou jogos importantes e teve bons resultados nos últimos meses. Eu diria que ele tem o mesmo potencial que tinha Alcaraz quando entrou no circuito", afirmou o atual 16º colocado do ranking.

Fonseca começou a temporada com o título do Challenger de Camberra, na Austrália. Depois, "furou a bolha" no Australian Open, quando superou três jogos classificatórios e venceu o russo Andrey Rublev, em sua estreia em um Grand Slam. Depois, caiu na segunda rodada.

A temporada teve ainda os títulos de Buenos Aires — o primeiro de um torneio de nível ATP — e do Challenger de Phoenix, nos EUA. O brasileiro deve voltar às quadras na semana que vem, em Madri.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.