Mundial de Surfe: Filipe e Italo estreiam em grande estilo em El Salvador
Ler resumo da notícia

O segundo dia de competição no Surf City El Salvador Pro foi bem diferente do primeiro. Após a paralisação de quarta-feira, devido às fracas condições do mar, a quinta-feira (3) trouxe ondas melhores, embora ainda instáveis no início.
Italo Ferreira e Filipe Toledo, dois dos principais nomes do surfe brasileiro, estrearam com vitórias. Italo precisou de uma virada nos minutos finais para vencer sua bateria, enquanto Filipe dominou do início ao fim, garantindo a melhor pontuação do evento até o momento.
Italo vence no fim
Italo Ferreira encarou o australiano George Pittar e o salvadorenho Bryan Perez, convidado da competição, em uma bateria que prometia. Com um tempero especial, Perez foi o responsável por eliminar Italo no ano passado, e o brasileiro estava determinado a mudar esse roteiro.
O início foi difícil para Italo, com Pittar indo bem, conseguindo uma série de batidas que lhe garantiram uma nota 7,00. Italo tentou responder, mas não conseguiu a nota que precisava. Perez também teve sua chance, mas caiu no final da onda.
Com um mar com poucas oportunidades, Italo soube esperar o momento certo. Faltando menos de 10 minutos para o fim, ele usou a prioridade de maneira inteligente e pegou uma onda menor, garantindo pontos importantes e subindo para a segunda posição.
Nos minutos finais, o brasileiro arriscou mais. Sem prioridade, surfou uma onda direita com um aéreo explosivo e completou com manobras afiadas, somando 8,00 e 6,67 para virar a bateria e garantir a vitória, com um somatório de 14,67 pontos. Perez ainda tentou no fim, mas não conseguiu melhorar sua posição, ficando para a repescagem.
A bateria foi muito devagar, não tinha nada, eu estava olhando e pedindo apenas por uma chance. Tive que pegar as ondas ruins para fazer acontecer. Eu vi essa onda, tinha uma boa rampa, peguei velocidade, sabia que precisava de uma nota alta. Estou feliz com o desempenho Italo Ferreira à WSL após a bateria
Filipe dá show
Filipe Toledo, campeão da etapa em 2023 e com um histórico de sucesso em El Salvador, também fez sua estreia em grande estilo. A bateria que se seguiu à de Italo Ferreira teve uma condição de mar muito mais favorável, com boas ondas e grandes oportunidades para os competidores.

Logo nos primeiros minutos, Filipe escolheu a onda certa e não decepcionou. Ele executou uma combinação perfeita de batidas fortes e um aéreo no final, que lhe garantiram 8,00 pontos.
No fim da bateria, já com a liderança consolidada, ele se destacou novamente. Encontrou uma onda da série, arrasou nas rasgadas e mandou mais um aéreo, somando 7,77 e alcançando a melhor pontuação do campeonato até aquele momento, com um total de 15,77 pontos. Ele ainda surfou outra ótima onda, mas os juízes não acharam que merecia entrar em seu somatório - Filipe não concordou.
Esse lugar é incrível, muitas boas ondas para direita, o estilo que eu amo, que se encaixa com meu surfe. É muito bom estar de volta aqui. Para mim, minhas três ondas foram acima de oito pontos, não sei mais o que tenho que fazer para ganhar notas maiores Filipe Toledo após a bateria
Com Filipe já disparado na frente, Alan Cleland e Ian Gouveia brigaram pela segunda posição. Cleland, apostando no surfe de borda, fez boas manobras, mas o brasileiro escolheu melhor as ondas e executou com mais precisão, garantindo a segunda posição.
Outros brasileiros na competição
Além de Italo, outros cinco brasileiros já estrearam na etapa de El Salvador. João Chianca e Yago Dora, atual vice-campeão do evento, conseguiram avançar direto para a próxima fase. Já Samuel Pupo, Alejo Muniz e Edgard Groggia não tiveram o mesmo desempenho e precisarão passar pela repescagem para seguir vivos na disputa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.