Fonseca leva virada em batalha contra nº 11 do mundo e é eliminado em Miami

João Fonseca até saiu na frente, mas levou a virada de Alex de Minaur, atual número 11 do mundo, e está eliminado na terceira rodada do Masters 1000 de Miami. O australiano venceu a batalha de 2h31min de duração na quadra principal no Hard Rock Stadium com parciais de 5/7, 7/5 e 6/3.

O fenômeno brasileiro, que começou o torneio em 60º do ranking, perdeu fôlego e derrapou no set decisivo. João venceu a primeira parcial com uma quebra decisiva, mas não conseguiu sustentar o domínio nos sets seguintes e se despede do torneio.

O carioca de 18 anos caiu antes das oitavas, mas registrou sua melhor campanha em Masters 1000. O brasileiro disputou um torneio de tal calibre pela terceira vez na carreira, tendo sido eliminado na segunda rodada nas duas ocasiões anteriores — em Madrid, no ano passado, e em Indian Wells no início deste mês.

De Minaur enfrenta na próxima rodada o italiano Matteo Berrettini, número 30 do ranking, que venceu o belga Zizou Bergs por duplo 6/4. O australiano é o 5º tenista mais bem ranqueado que segue na disputa em Miami.

O Stadium foi mais uma vez "invadido" pela torcida brasileira, mas teve um desfecho diferente. O carioca havia disputado e vencido seus dois primeiros jogos na quadra principal do evento. O apoio massivo da arquibancada pintada de verde e amarelo fez o australiano reclamar de barulho diversas vezes. Após a partida, De Minaur brincou ao escrever na câmera sobre a atmosfera em Miami: "Rio Open".

Quebrou, ganhou

Fonseca durante o jogo contra De Minaur, pela 3ª rodada do Masters 1000 de Miami
Fonseca durante o jogo contra De Minaur, pela 3ª rodada do Masters 1000 de Miami Imagem: Rich Storry/Getty

Tanto De Minaur quanto Fonseca foram dominantes em seus games de serviço e não permitiram quebras por 40 minutos. João escolheu começar recebendo e viu o australiano sair na frente, sendo agressivo com o saque desde o início, mas foi respondendo à altura e mantendo o placar empatado.

Até que Fonseca cresceu, quebrou o rival com autoridade para abrir 6 a 5 e depois fechou a parcial. O carioca só havia feito um ponto em games de saque do adversário até o 4 a 4, mas reagiu, passou a incomodar o australiano e conseguiu a quebra no 11º game. O fenômeno confirmou seu sexto game de saque e levou o set de abertura.

Continua após a publicidade

Tentativa de reação após apagão

Alex De Minaur durante o jogo contra João Fonseca, no Masters 1000 de Miami
Alex De Minaur durante o jogo contra João Fonseca, no Masters 1000 de Miami Imagem: Rich Storry/Getty

A dinâmica mudou na volta para o segundo set: João foi quebrado cedo e viu o adversário abrir 3 a 0. O australiano se soltou, chegou a fazer sete pontos consecutivos no brasileiro e deslanchou. Não só construiu a vantagem como deixou a arquibancada menos eufórica.

Só que o carioca persistiu, venceu três games seguidos e se colocou de volta no páreo. Fonseca manteve a calma e voltou a deixar De Minaur incomodado na quadra, impondo seu ritmo no jogo para frear o top 11 e deixar tudo igual.

Eles voltaram a trocar games de serviço até o australiano fazer 6 a 5 e João falhar em forçar o tie-break. O carioca não conseguiu confirmar o seu game de serviço, cometendo erros não forçados que custaram a ele a segunda parcial.

João perde fôlego no fim

João Fonseca em ação contra Alex de Minaur, pela 3ª rodada do Masters 1000 de Miami
João Fonseca em ação contra Alex de Minaur, pela 3ª rodada do Masters 1000 de Miami Imagem: Rich Storry/Getty

Fonseca soltou a direita e largou atropelando no set decisivo. Quebrou o primeiro game, confirmou o serviço no segundo sem o rival pontuar e começou com 2 a 0 na última parcial.

Continua após a publicidade

No entanto, o australiano conseguiu devolver a quebra, virou para 3 a 2 e desestabilizou o brasileiro para encaminhar a vitória. João foi quebrado novamente por De Minaur na sequência e chegou a atirar a raquete no chão. O carioca até venceu mais um game, mas viu o rival sacar para o jogo e ficar com a vitória.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.