Surfe: Ítalo faz melhor onda e avança com quatro brasileiros em Portugal

Quatorze brasileiros disputaram a rodada de abertura da etapa de Peniche, em Portugal, na manhã deste sábado (15), pelo Circuito Mundial de Surfe (WSL).

Na Praia de Supertubos, Ítalo Ferreira avançou para a próxima rodada com facilidade após fazer a melhor onda do dia. O potiguar foi direto para a etapa seguinte, ao lado dos compatriotas Yago Dora, Filipe Toledo, Alejo Muniz e Miguel Pupo.

Egard Groggia, Samuel Pupo, Ian Gouveia, João Chianca e Deivid Silva foram para a repescagem após ficarem em último em suas respectivas baterias.

Luana Silva e Tatiana Weston-Webb representaram o Brasil na etapa feminina. As duas ficaram em último lugar em suas respectivas baterias e foram para a repescagem.

O que aconteceu

Doze baterias foram disputadas nesta rodada de abertura da etapa masculina, com três surfistas em cada uma. Nesta fase, os dois melhores de cada bateria avançaram diretamente para a próxima etapa, enquanto os terceiros colocados caíram para uma etapa de repescagem.

Edgard Groggia abriu os trabalhos e ficou com a pior nota na primeira bateria do dia. O brasileiro somou apenas 6.47 pontos, ficando atrás do havaiano Barron Mamiya (14.50) e do norte-americano Cole Houshmand (7.57).

Líder da temporada, Ítalo Ferreira passou para a próxima fase com facilidade após fazer a melhor pontuação em uma onda no dia. O brasileiro fez 8.83 em uma única onda, somando 16.43 de pontuação total na bateria 6, contra o havaiano Jackson Bunch (11.33) e o português Frederico Morais (8.94).

Continua após a publicidade

Mais dois brasileiros foram para a água na 7ª bateria, com Yago Dora avançando em 1º ao somar 11.50 pontos. O brasileiro foi para a próxima fase junto com o australiano Joel Vaughan (9.90). Outro brasileiro na bateria, Samuel Pupo caiu para a repescagem (7.57).

A bateria de número 10 foi totalmente brasileira, com Filipe Toledo, Ian Gouveia e Alejo Muniz. Toledo (9.10) avançou para a próxima fase junto com Alê (7.87), enquanto Ian Gouveia (6.44) foi para a repescagem.

João Chianca, o Chumbinho, ficou em último na bateria 11 contra o japonês Kanoa Igarashi e o sul-africano Matthew McGillivray. O japonês passou em 1º com 13.34 pontos, enquanto McGillivray fez 10.20 e o brasileiro somou 8.34.

Os brasileiros Miguel Pupo e Deivid Silva disputaram a última bateria do dia na etapa masculina com Leonardo Fioravanti. Miguel passou em 1º com 10.17 pontos, seguidos pelo italiano Fioravanti (9.60). Deivid Silva fez apenas 1.17 e foi para a repescagem.

Lesionado, Gabriel Medina foi a Portugal acompanhar o amigo Miguel Pupo na etapa de Peniche
Lesionado, Gabriel Medina foi a Portugal acompanhar o amigo Miguel Pupo na etapa de Peniche Imagem: Manel Geada / World Surf League

Miguel contou com uma torcida de peso em Peniche. O também surfista Gabriel Medina, amigo de Miguel, foi à Praia de Supertubos torcer pelo compatriota e esteve presente na transmissão quando Pupo disputou sua bateria. Medina está fora da temporada do surfe após sofrer lesão em músculo do peitoral.

Continua após a publicidade

Etapa feminina

Dezoito surfistas disputam a etapa feminina em Peniche, divididas em seis baterias.

Luana Silva ficou em último lugar na bateria de número 2 contra a australiana Molly Picklum e a canadense Erin Brooks. A brasileiira fez apenas 6.94 pontos, enquanto Erin passou em primeiro com 10.17 e Molly Picklum fez 8.33.

Tatiana Weston-Webb ficou em último lugar na 6ª bateria. Tati somou apenas 4.30 pontos, contra a norte-americana Sawyer Lindbald (7.50) e a havaiana Bettylou Sakura Johnson (5.27).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.