Cansaço será desafio para Fonseca no Rio com estreia 2 dias após 1º título

O título conquistado por João Fonseca no ATP 250 de Buenos Aires, no último domingo (16), foi o primeiro expressivo da joia brasileira, mas pode "atrapalhá-lo" no retorno à competição que o projetou.

De volta para casa

João Fonseca vai disputar o Rio Open. A estreia na competição ocorre na próxima terça-feira (18), contra o francês Alexander Müller.

João, que nasceu no Rio, terá pouco tempo de descanso e chega mais desgastado. Ele, inclusive, precisou de atendimento médico durante a semifinal de Buenos Aires, contra Laslo Djere, por dores na região lombar e no abdômen.

O Rio Open foi o torneio que projetou João Fonseca ao cenário mundial. Em sua primeira aparição em uma chave de simples na ATP, o brasileiro chegou às quartas de final com bom desempenho. Ele derrotou o francês Arthur Fils na primeira fase, e o chileno Cristian Garín nas oitavas de final. A derrota veio para o argentino Mariano Navone, nas quartas.

João Fonseca conseguiu feitos importantes desde o último Rio Open. Além de disputar fases classificatórias de Grand Slams e outras chaves de simples de ATP, ele conquistou o título do ATP 250 de Buenos Aires e o Next Gen Finals, competição disputada pelos oito melhores tenistas abaixo dos 20 anos em 2024.

João Fonseca na final do ATP 250 de Buenos Aires em 2025
João Fonseca na final do ATP 250 de Buenos Aires em 2025 Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Novas marcas na carreira

A campanha do título em Buenos Aires garantiu duas novas marcas na carreira de João Fonseca: melhor brasileiro no ranking e tenista brasileiro mais jovem a ganhar um título de ATP.

João Fonseca chegou à 68ª colocação no ranking da ATP. Ele ultrapassou Thiago Wild, que era o melhor brasileiro, mas que caiu nas quartas de final em Buenos Aires.

Continua após a publicidade

Ele também superou Wild como o brasileiro mais jovem a vencer um torneio de ATP. Thiago conquistou o ATP de Santiago aos 19 anos, em 2020. João, com 18, venceu em Buenos Aires.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.