
Ler resumo da notícia
Pela primeira vez em suas 11 edições, o Rio Open terá um sistema eletrônico de chamadas que substituirá os juízes de linha em todas as quadras com partidas oficiais. A tecnologia, também conhecida como ELC Live (Electronic Line Calling Live, o que pode ser traduzido como "chamadas de linha eletrônicas ao vivo"), avisa, em tempo real, quando uma bola quicou fora ou quando um tenista pisa na linha na hora do saque, cometendo um foot fault.
O sistema fará parte de todos os torneios de nível ATP a partir desta temporada de 2025 - inclusive nas quadras de saibro, onde a tecnologia demorou mais para ser implementada, já que o nível da superfície de jogo sofre alterações durante as partidas.
"O ELC Live é uma tecnologia que finalmente poderá ser usada no saibro. Seremos apenas o segundo torneio a usar esse sistema e torcemos para que o público goste da inovação. Em breve, o sistema deixará a transmissão e a experiência do fã de tênis ainda mais rica, com inúmeros dados e estatísticas geradas automaticamente", explicou Lui Carvalho, diretor do Rio Open.
Segundo o torneio carioca, o ELC Live usado no tênis é considerado mais preciso do que os olhos humanos. Além disso, o sistema é capaz de fornecer uma quantidade considerável de dados sobre o desempenho dos jogadores, como seu posicionamento, o movimento da bola e a velocidade de saque, entre outras estatísticas que podem ser utilizadas para análise de desempenho, ajudando jogadores e treinadores.
Não é a primeira vez, contudo, que o Rio Open usará tecnologia para ajudar na marcação de chamadas. Em 2020, o torneio carioca contou com sistema chamado FoxTenn, que funcionava por meio de um conjunto de câmeras que mostravam, em super slow motion, se a bola tinha ou não tocado em alguma linha. O FoxTenn, entretanto, não funcionava "ao vivo". As partidas eram realizadas normalmente, com auxílio de juízes de linha, e os tenistas eram obrigados a desafiarem as chamadas originais para que fosse acionada a repetição do lance.
.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.