Fonseca é o mais jovem no top 100 desde Alcaraz e quebra recorde brasileiro

A oficialização de João Fonseca entrando no top 100 do mundo coroa a ascensão meteórica do novo fenômeno do tênis, que acumulou mais um recorde em sua breve carreira.

O que aconteceu

Fonseca virou o brasileiro mais novo da história a aparecer na elite do tênis. Ele vivia expectativa de ingressar no top 100 nas últimas semanas, devido à sua campanha no Australian One com direito a vitória sobre o número 9 Andrey Rublev, mas precisou aguardar o fim do Grand Slam para a lista ser divulgada. Agora, é o 99º do mundo.

O carioca conquistou o feito com 18 anos, cinco meses e seis dias de vida. João superou Cassio Mota, que detinha o posto por ter entrado para o seleto grupo com 19 anos, em 1979. Já Guga, maior nome do tênis do Brasil, só apareceu entre os 100 melhores quando beirava os 20, em 1996.

Ele também é o segundo sul-americano mais jovem a "quebrar" o ranking neste século. O brasileiro só fica atrás do argentino Juan Martin del Potro, que tinha 18 anos e 16 dias de vida quando furou o top 100.

João Fonseca tieta Carlos Alcaraz quando foi sparring do tenista espanhol no Rio Open de 2022
João Fonseca tieta Carlos Alcaraz quando foi sparring do tenista espanhol no Rio Open de 2022 Imagem: Rio Open

Fonseca também é o caçula a entrar na elite do tênis desde o espanhol Carlos Alcaraz. Em maio de 2021, o astro do tênis atingiu o seleto grupo com 18 anos e 19 dias de vida. O mais novo a figurar no top 100 neste século foi Rafael Nadal, em abril de 2003, com 16 anos e 10 meses de idade.

Fonseca já havia se tornado o brasileiro mais mais jovem da história a ganhar uma partida de simples na chave principal do Australian Open. Ele deixou para trás Maria Esther Bueno (20 anos e 3 meses quando venceu pela primeira vez no torneio, em 1960) e Gustavo Kuerten (20 anos e 4 meses, em 1997).

A estrela brasileira em ascensão subiu 13 posições no ranking. Até a última atualização da ATP, antes do Grand Slam na Austrália, o carioca aparecia como #112 do mundo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.