Topo

'Me sinto aliviado por não trabalhar triste', diz Noriega após demissão

Beatriz Cesarini e Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

13/04/2023 15h48

Em entrevista ao UOL, Maurício Noriega destacou a sensação de alívio por se livrar da tristeza que sentia ao trabalhar no grupo Globo nos últimos cinco anos.

O que aconteceu

Noriega deixou a Globo após quase 21 anos na emissora. Ele estava na empresa desde agosto de 2002.

Em conversa com o UOL, Maurício Noriega comentou que se sente aliviado, porque estava infeliz em seu trabalho há cerca de cinco anos.

Ninguém gosta de receber a notícia da demissão, porque eu estava há anos no sportv e sou muito grato e muito feliz por isso. Já estava esperando há um bom tempo desde que mudou a direção. Eu não estava feliz há um bom tempo. Eu estava trabalhando triste há algum tempo. De certa forma, eu me sinto aliviado por não trabalhar triste"
Maurício Noriega

Segundo o jornalista, o clima entre os profissionais do grupo Globo está naturalmente ruim após a sequência de demissões nos últimos meses. "As pessoas estão com muito medo e é normal", destacou Noriega.

O que Noriega diz

Mudança na direção afetou clima. "Depois de 2018, as coisas mudaram muito na direção do Esporte, e eu fiquei muito triste com as mudanças. Hoje eu digo que meu espírito já tinha ido embora, o corpo, agora que partiu. Não é um clima bom. É algo diferente do que eu vivi em 2018. Depois que mudou a direção, perdeu-se um pouco da alegria que a gente tinha".

Não é só uma questão financeira. "Tem gente que ganha mais do que eu e continua. Não é só uma questão financeira. Tem gente que ganha bem mais do que eu e ficou lá, por exemplo. Continuou trabalhando... Mas é isso. A empresa contrata quem ela quer e demite quem quer".

Escanteado. "A gente sente quando as coisas vão acontecer. Todo mundo tinha escala, e eu não tinha essa escala. Eu já fui chefe, mas sempre fui franco e direto. Preferia deixar tudo claro".

Estava me segurando. "Eu estava triste. Eu me segurava no ambiente de trabalho, porque sei que sou um excelente profissional, e entregava o melhor possível quando estava no ar, mas já faz algum tempo que eu não estava feliz".

Gratidão. "Era um um lugar que eu adoro. O sportv — eu digo que sou do sportv, porque foi de lá que eu vim— me transformou no profissional que sou hoje. Eu estou recebendo uma centena de mensagens de carinho, eu construí credibilidade".

Novos rumos. "Vai passar esse período de tristeza, e eu vou seguir em frente. Eu estou feliz de ver a maneira que as pessoas analisam e avaliam meu trabalho. Agora podem abrir mil e uma possibilidades. Tem muita coisa que eu não podia fazer por questões contratuais. Quem sabe agora eu consigo fazer".

O que a Globo diz

A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento.

Comunicação da Globo