Topo

'Equívoco' e 'bobagem': estrelas dos eSports criticam falas de Ana Moser

Do UOL, em São Paulo

11/01/2023 04h00Atualizada em 11/01/2023 11h58

Atletas e pessoas ligadas aos eSports criticaram a declaração feita por Ana Moser, ex-jogadora de vôlei e Ministra do Esporte do Governo Lula, para o UOL Entrevista. Ela afirmou que não pretende investir nos esportes eletrônicos, já que, segundo ela, eles fazem parte da indústria do entretenimento, não do esporte.

A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de eSports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento", Ana Moser

O UOL ouviu personalidade dos eSports, entre eles Gustavo 'Sacy' Rossi, que foi campeão mundial de Valorant, e Jaime Pádua, Co-Fundador da FÚRIA, que criticaram as falas da Ministra do Esporte.

Além deles, Bruno 'Nobru' Goes, profissional de Free Fire e streamer, que já foi considerado o melhor jogador do mundo, usou suas redes sociais para exaltar todo esforço dos atletas de eSports.

Sem ser classificado como esporte, os atletas de esportes eletrônicos não têm acesso a Bolsa Atleta, Lei de Incentivo ao Esporte e recursos públicos de Esporte de forma geral.

Veja as reações:

Bruno 'Nobru' Goes - profissional de Free Fire e streamer

"Senhora ministra, eu queria falar em nome de todos os atletas de eSports, que são muitos aliás, que eSports é um esporte sim! Acho que fazer a comparação que você fez é ignorar todo processo que a pessoa tem de preparo físico e mental para disputar uma competição. A senhora me desculpe, mas eu acho que a diferença está exatamente na sua imprevisibilidade e no seu desconhecimento deste nosso mercado gigantesco, que movimenta milhões e atrai milhares de pessoas.

Tenho certeza que os jogos eletrônicos apareceram para dar novas esperanças para a criançada, mostrar que a gente consegue vencer na vida, assim como eu venci. Hoje em dia consigo sustentar a minha família e tenho uma empresa com 200 funcionários. Então, senhora ministra, é lamentável saber que a senhora não considera eSports um esporte e que você não pretende investir."

Gustavo 'Sacy' Rossi - campeão mundial de Valorant

"Muita coisa mudou para o esporte eletrônico de 10 anos para cá, mas não podemos confundir esporte com entretenimento (...) O nosso treino é focado em competição, não em entreter pessoas, estamos todos os dias jogando contra outros atletas, com horários definidos, estratégias e treinos em equipe, e isso faz dos eSports um esporte.

Uma decisão tomada por um jogador afeta toda a equipe, e isso não tem como ser programado, ou o jogador de futebol já sabe previamente aonde vai chutar a bola na hora de bater um pênalti? Então os eSports são tão fantástico que também são considerados entretenimento, porque atraem multidões de fãs apaixonados que torcem pela gente nos games."

Jaime Pádua - cofundador da FURIA

"De fato os eSports são diferentes dos esportes, mas por motivos diversos dos apontados pela ministra, como por exemplo por suas bases fundadas em propriedades intelectuais de empresas privadas. É triste ver uma argumentação atrasada que deprecia o valor competitivo e de performance dos eSports em relação a esportes tradicionais. O mundo mudou, e espero que a Ministra faça o que ela sempre fez no seu esporte e estude, treine e evolua, pois foi isso que a levou à glória e a nos encher de orgulho no vôlei."

Rafael 'Rafifa' Fortes - atleta e Gerente de Relacionamento Netshoes Miners

"Acredito que o debate deve ser sempre o caminho para trazermos o Governo de forma benéfica para poder somar, explorar e ajudar a desenvolver os eSports dentro de um contexto nacional. A senhora ministra tem pontos no seu discurso, sobretudo sobre a diferença de construção do esporte tradicional e dos esportes eletrônicos. Contudo, o problema da fala da ministra é utilizar de clichês preconceituosos sobre o cenário como um todo para se referir a legitimidade de todo um ecossistema, em que muito bem o Governo poderia explorar e somar, e sem também reconhecer o potencial a ser explorado dos esportes eletrônicos como ferramenta de inclusão social e de lazer, como vemos em projetos como o AfroGames.

É normal parlamentares terem uma visão arcaica do esporte eletrônico e do cenário como um todo, e entendo ela comparar o esporte eletrônico a entretenimento. Contudo, hoje o esporte eletrônico de alto nível detém das mesmas condições de estrutura e operação como no esporte tradicional. Somente com o debate envolvendo todos os atores públicos e privados que há espaço para elevação da discussão de que maneira o esporte eletrônico pode ajudar o poder público e o contrário. Há espaço para o esporte raiz e também para o esporte moderno."

Susy Egert - dona da iNCO Gaming

"Escutar da nossa atual Ministra de Esportes que eSports não faz parte é um pouco desafiador. Essa declaração é retroceder uma discussão que a gente está há muito tempo tentando profissionalizar. Tem muitas vertentes que não condizem com a declaração dela e quero acreditar que foi falta de conhecimento. Acho que ela pode se aprofundar, ser convidada para conhecer mais o cenário de eSports dentro do Brasil e mudar de opinião, porque ela está bem equivocada."

Paulo Neto, jogador profissional de FIFA do Atlanta United (EUA)

"Eu acho que claramente ela é uma pessoa que não procurou se informar sobre nosso cenário, porque se soubesse um pouco dele não falaria uma bobagem como essa. Mas fico feliz que nosso cenário até hoje não precisou de ajuda de políticos e tenho certeza que continuaremos crescendo independentemente deles."