Topo

Fórmula 1

Verstappen se recusa a dar passagem a Pérez, dá sermão e escancara tensão

"Eu já disse a vocês da última vez, não perguntem isso novo, ok?", disse holandês - Stringer/Anadolu Agency via Getty Images
"Eu já disse a vocês da última vez, não perguntem isso novo, ok?", disse holandês Imagem: Stringer/Anadolu Agency via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/11/2022 17h07Atualizada em 16/11/2022 19h35

O holandês Max Verstappen causou um climão nos boxes da Red Bull ao não permitir a passagem do companheiro de equipe Sergio Pérez, que briga pelo vice-campeonato da temporada, nos minutos finais do GP de São Paulo de Fórmula 1.

O mexicano terminou a corrida em sétimo e tinha a chance de deixar para trás o colega de equipe, que estava em sexto e marcando mais pontos na briga do campeonato. Bimundial antecipado, o holandês não precisa mais conquistar pontos na tabela.

Quando funcionários da Red Bull pediram para o holandês dar passagem ao mexicano via rádio, receberam uma resposta curta e seca do piloto:

"Eu já disse a vocês da última vez, não perguntem isso novo, ok? Estamos claros sobre isso? Eu dei minhas razões e mantenho isso", afirmou Verstappen, se recusando a mudar o ritmo.

Ao informar Pérez sobre a atitude do holandês, o chefe da Red Bull chegou a pedir desculpas e avisou que a escuderia fará uma reunião com os dois pilotos, escancarando o clima tenso internamente.

Ao ser questionado sobre a atitude do colega ao final da prova, Pérez foi ainda mais duro. "Estou muito surpreso, não sei o que aconteceu, principalmente por tudo o que fiz por ele. Não entendo seus motivos. Se ele tem dois campeonatos é graças a mim", disse o mexicano, desapontado.

Com o sétimo lugar, Pérez agora tem a vice-liderança do campeonato ameaçada pelo ferrarista Charles Leclerc, que terminou em quarto. Os dois somam exatamente 290 pontos.

Tensão de um lado, alegria de outro

Lewis Hamilton abraça George Russell após GP de São Paulo de Fórmula 1 - Amanda Perobelli/Reuters - Amanda Perobelli/Reuters
Lewis Hamilton abraça George Russell após GP de São Paulo de Fórmula 1
Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

A relação desarmônica é diferente da que existe entre Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes, que fizeram a dobradinha em Interlagos.

Russell, que venceu a prova, foi seguido de perto pelo companheiro, que não fez questão de ameaçar a primeira vitória do compatriota na F1.

"Primeiramente, quero parabenizar o Russell e à equipe. Eles não desistiram em nenhum momento. Aqui é muito difícil chegar próximo do carro que está à frente", disse Hamilton na entrevista coletiva após a corrida.

O vencedor do GP também festejou. "Foi uma corrida muito intensa. Tudo estava sob controle, estava tudo bem e controlamos a distância para o Pérez. Aí veio o safety car. Fiquei feliz pela decisão da equipe. São tantas emoções e estou bastante orgulhoso do trabalho que eles fizeram. Esse é o começo da nossa volta", disse.

Fórmula 1