Topo

Escândalo no mundo do xadrez mistura teoria de plug anal e oferta pornô

Hans Niemann, jogador de xadrez, está no meio de uma polêmica na modalidade - Reprodução/Instagram
Hans Niemann, jogador de xadrez, está no meio de uma polêmica na modalidade Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

21/09/2022 09h58

O mundo do xadrez vive um escândalo que mistura uma teoria bizarra envolvendo inteligência artificial com plug anal, indiretas e até oferta pornô. Não entendeu nada? Calma que a gente te explica abaixo.

O americano Hans Niemann, 19 anos, está sendo acusado de trapacear na surpreendente vitória contra o pentacampeão mundial Magnus Carlsen na Sinquefield Cup, um torneio nos Estados Unidos, no início de setembro. A derrota acabou com a invencibilidade de dois anos do norueguês. Foram 53 partidas sem perder.

Depois da derrota, Carlsen resolveu se retirar da competição, que distribuiu 350 mil dólares (cerca de R$ 1,8 milhão) em premiações. Ele fez o anúncio no Twitter e postou um vídeo do treinador português de futebol José Mourinho. "Se eu falar, estou em uma grande confusão", diz Mourinho. O post foi visto como uma indireta à suposta trapaça de Niemann.

Algumas teorias foram criadas para acusar o americano de trapacear. A mais inusitada surgiu no Reddit e diz que Niemann trapaceou usando plugs anais eletrônicos conectados a um computador que lhe permitiriam receber os movimentos a serem realizados através de vibrações em código Morse.

Para provar que joga limpo, Niemann fez uma proposta inusitada: jogar pelado. "Faça qualquer verificação que você quiser, não me importo porque sei que estou limpo", disse ele em uma entrevista em vídeo com o comentarista de xadrez Alejandro Ramirez.

"Eles querem que eu fique completamente nu? Eu vou fazer isso. Eu não me importo porque eu sei que estou limpo e estou disposto a me submeter ao que você quer."

O site Stripchat aproveitou a deixa e propôs pagar 1 milhão de dólares (cerca de R$ 5,1 milhões) para o americano jogar pelado: "Prove que os haters estão errados de uma vez por todas. Fique nu e jogue uma partida de xadrez ao vivo no Stripchat em troca de até 1 milhão de dólares".

No passado, o enxadrista de 19 anos já admitiu que trapaceou em jogos de xadrez online quando era mais novo, aos 12 e aos 16 anos, o que fez ele ser suspenso da plataforma Chess.com. Agora, ele diz que joga limpo.

Após a desistência de Carlsen, a organização da Sinquefield Cup implementou medidas adicionais de segurança, como usar detectores de metal nos jogadores e exibir as partidas com 15 minutos de atraso na transmissão ao invés de mostrá-las ao vivo. O acesso de Niemann ao Chess.com foi novamente suspenso depois de o norueguês abandonar a competição.

O americano não conquistou mais vitórias após a partida contra Carlsen e terminou a competição em sétimo entre 10 competidores - o norueguês ficou na lanterna. Nenhuma evidência de que ele trapaceou foi encontrada.

Recentemente, Niemann e Carlsen voltaram a se enfrentar, desta vez pela Julius Baer Generation Cup. No duelo, que foi realizado online, o norueguês simplesmente desligou sua câmera logo após o segundo movimento do americano e abandonou a partida, o que reacendeu a polêmica.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Magnus Carlsen desligou a câmera contra Hans Niemann na Julius Baer Generation Cup, e não na Sinquefield Cup. Além disso, Magnus não tem 53 vitórias consecutivas, mas sim 53 partidas de invencibilidade. Os erros foram corrigidos.