Topo

Filipe Toledo está a apenas duas baterias de ser campeão mundial de surfe

Brasileiro Filipe Toledo tem garantida a primeira colocação do ranking do Circuito Mundial de Surfe - Beatriz Ryder/World Surf League
Brasileiro Filipe Toledo tem garantida a primeira colocação do ranking do Circuito Mundial de Surfe Imagem: Beatriz Ryder/World Surf League

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 09h19

O brasileiro Filipe Toledo está a apenas duas baterias de ser campeão mundial de surfe pela primeira vez na carreira. Filipinho é o líder do ranking do Circuito Mundial de Surfe e, por isso, já vai direto para a grande decisão do WSL Finals, a última etapa da temporada, que definirá o campeão em Lower Trestles, na Califórnia (Estados Unidos), em setembro.

Apenas os cinco primeiros do ranking vão para o WSL Finals. A disputa será realizada em apenas um dia de competição entre 8 de 16 de setembro, naquele que tiver a melhor condição de ondas.

O Finals funciona da seguinte forma: em baterias únicas, o quinto do ranking enfrenta o quarto; quem vencer pega o terceiro ranqueado na fase seguinte; o novo vencedor encara o vice-líder do ranking.

Na grande final, o surfista restante duela contra o líder do ranking, que no caso é Filipinho, em melhor de três baterias. Ou seja, o surfista de Ubatuba precisa vencer duas baterias para conquistar seu primeiro título mundial.

Todas as vagas da grande final no masculino já estão preenchidas. Filipe tem a liderança assegurada, e o australiano Jack Robinson está com a segunda colocação garantida. Agora falta definir as posições dos demais classificados: o australiano Ethan Ewing, Italo Ferreira e o japonês Kanoa Igarashi.

O brasileiro (4º colocado) já foi eliminado da última etapa antes do Finals, que está rolando nesta semana no Taiti, e não tem mais chance de ultrapassar Ewing (3º colocado), que também já deu adeus em Teahupoo.

Kanoa segue vivo no Taiti, está nas quartas de final e vai tirar o terceiro lugar do australiano caso vença a etapa em Teahupoo. Italo cai para quinto se o japonês avançar à semifinal, mas termina em quarto caso Kanoa seja eliminado nas quartas. A próxima chamada da etapa do Taiti é hoje, às 13h45 (de Brasília).