Topo

Campeão mundial de jiu-jitsu é baleado em SP; morte cerebral é confirmada

Do UOL, em São Paulo

07/08/2022 10h53

O campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Pereira do Nascimento Lo foi morto em uma casa noturna de São Paulo na madrugada de hoje (7). Ele foi baleado na cabeça após imobilizar um homem durante uma festa no Clube Sírio, no bairro de Indianópolis, na zona sul da capital. O suspeito é o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo.

A notícia foi divulgada pelo portal G1 e confirmada pelo UOL. O advogado da família de Leandro, Ivã Siqueira, falou com a reportagem. Segundo ele, o suspeito foi até a mesa em que o lutador estava com cinco amigos e pegou uma garrafa de cima da mesa.

"As testemunhas relatam que ele chacoalhou a garrafa, fez algumas insinuações, e saiu com a bebida. Foi quando Leandro o imobilizou e o deixou no chão, pegando a garrafa de volta", explica o advogado.

O lutador teria pedido que o homem fosse embora. "Ele insinuou que iria embora, deu dois passos para trás, sacou uma arma e atirou. Deu um tiro único na cabeça do Leandro", relatou.

Segundo as testemunhas, apenas os amigos perceberam o que havia ocorrido, uma vez que o som estava bastante alto e o suspeito atirou uma única vez. Ainda de acordo com o advogado, Velozo teria ido embora na sequência.

Leandro foi levado para o hospital Saboya, na zona sul de São Paulo, mas, de acordo com o advogado, já teve morte cerebral confirmada. A bala ficou alojada na cabeça do atleta e, Siqueira explica, os médicos disseram ser impossível fazer a remoção. Ainda segundo o advogado, o lutador teve duas paradas cardíacas durante a madrugada e o quadro é irreversível.

Neste momento, o advogado da família de Leandro está na delegacia aguardando a confirmação do pedido de prisão preventiva de Velozo.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) confirmou que um policial militar de folga disparou contra Lo e que o caso foi registrado como tentativa de homicídio. Já foi solicitada também a prisão preventiva do suspeito.

"Um lutador de jiu-jitsu, de 33 anos, foi baleado por um policial militar de folga, de 30, na madrugada deste domingo (7), em um clube na Avenida Indianópolis, bairro da Saúde, zona sul da Capital. Testemunhas informaram que houve uma discussão entre os dois e o policial realizou um disparo contra a vítima. O lutador foi socorrido ao Hospital Saboya, permanecendo internado em estado grave. O caso foi registrado como tentativa de homicídio pelo 16º DP (Vila Clementino), que apura os fatos por meio de inquérito policial. A autoridade policial representou pela prisão preventiva do autor junto à Justiça. A Polícia Militar lamenta o ocorrido. A instituição instaurou uma apuração administrativa e colabora com as buscas para localizar o autor", declarou a SSP em nota.

Na semana que vem, Leandro embarcaria rumo a mais uma disputa internacional. O lutador foi oito vezes campeão mundial de jiu-jítsu, sendo a última delas neste ano.