Topo

MMA


UFC: 4 atos explicam como luta contra Hill é crucial para futuro de Marreta

Thiago Marreta vive momento-chave por sequência no UFC - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Thiago Marreta vive momento-chave por sequência no UFC Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/08/2022 04h00

Thiago Marreta tem experiência suficiente no MMA para compreender o tamanho da luta contra Jamahal Hill, hoje (6), em Las Vegas (EUA). O principal confronto da noite é decisivo para as pretensões do brasileiro de 38 anos dentro do UFC.

Atualmente, Marreta é um dos nomes mais tradicionais do país na organização. Em nove anos no Ultimate, o carioca protagonizou 23 lutas no octógono mais famoso do mundo, incluindo uma disputa de cinturão dos meio-pesados (93 kg) contra Jon Jones, em 2019.

Acontece que desde a derrota para o americano, o experiente lutador sofreu com lesões, realizou cirurgias nos joelhos e acumulou derrotas. Foram três resultados negativos em quatro aparições no octógono e, agora, Marreta precisa mais do que nunca da vitória para seguir no UFC.

Veja em quatro atos como a luta contra Jamahal Hill se tornou decisiva para o futuro de Thiago Marreta no UFC.

Lesão nos dois joelhos contra Jones

Dono de um cartel com 22 vitórias e 10 derrotas, Thiago Marreta ganhou ainda mais admiração do Brasil quando encarou Jon Jones em 2019 e só perdeu por decisão dividida. Foi a primeira vez em que um juiz viu o campeão "Bones" como perdedor na carreira — o brasileiro não concordou com o resultado na época.

A disposição para enfrentar o americano cobrou seu preço. Foram rupturas nos ligamentos dos dois joelhos, mais de uma cirurgia e uma longa reabilitação de 16 meses. Após o período longe do octógono, ele venceu apenas um de quatro confrontos e tem o futuro em xeque na organização. O carioca precisa voltar a vencer para sonhar com nova chance como desafiante.

Thiago Marreta contundiu o joelho durante a luta contra Jon Jones - Christian Petersen/Zuffa LLC - Christian Petersen/Zuffa LLC
Imagem: Christian Petersen/Zuffa LLC

Ao UOL Esporte, Marreta disse estar saudável. Segundo o próprio lutador, não há limitações em sua luta por causa das lesões nos joelhos. "Tive que lidar bastante com isso [de que não era mais o mesmo após a lesão]. Mas eu me sinto 100%, sinto que posso fazer tudo. Me sinto 100% recuperado", afirmou o carioca. "Estou sem limitações, posso fazer de tudo."

Retrospecto ruim e pressão após retorno

O retorno de Thiago Marreta ao UFC após as lesões nos joelhos foi contra Glover Teixeira, em novembro de 2020. O brasileiro, também veterano, venceu Marreta por finalização. Aleksandar Rakic, em março de 2021, conseguiu o triunfo por decisão unânime.

Também por decisão unânime, o brasileiro de 38 anos bateu Johnny Walker, em outubro de 2021, e reencontrou o caminho das vitórias. Ankalaev, porém, marcou a terceira derrota em quatro lutas. O confronto foi em março deste ano.

Para Diego Ribas, colunista do blog 'Na grade do MMA', um novo revés, diante do rival mais jovem [Jamahal Hill tem 31 anos] e que vive franca ascensão no UFC, deixaria Thiago em claro risco de ser cortado da organização.

O brasileiro, que nunca foi derrotado por um atleta que não faz parte da elite dos meio-pesados — Hill é o décimo no ranking oficial da divisão, enquanto o brasileiro ocupa o posto de número seis —, não se incomoda com a fase de instabilidade.

"Eu não me importo, não estou nem aí [com a pressão por melhores resultados]. Sou um cara muito família, dou valor à família, meus amigos, a quem está junto comigo. A opinião de haters, para mim, absolutamente não interfere em nada", afirmou.

Nascimento da filha embala preparação

Por falar em família, Thiago Marreta teve um combustível especial na preparação para a luta deste sábado. Em abril, nasceu a pequena Alisa, filha do meio-pesado com a lutadora Yana Kunitskaya. Segundo ele, foi mais um motivo para intensificar a preparação.

"Com certeza [a filha dá uma energia extra]. É um estímulo a mais, chego muito mais motivado. Tenho certeza de que farei uma grande luta. A gente não pode prever o futuro, mas eu me sinto muito bem preparado. Desde a disputa de cinturão com o Jon Jones, das lutas que fiz depois disso, é a melhor preparação. Foi a melhor que fiz, para essa luta agora", destacou Thiago, que voltou a ser acompanhado por Antônio Brandão, técnico do camp de 2019, contra Jon Jones.

"Pai de menina agora [risos]. É bom demais, felicidade. A Alisa trouxe uma energia muito boa para mim, fiz um camp maravilhoso, pude estar presente em casa com ela, curtindo, mesmo durante o camp. Aí a levava na academia também. Foi ótimo, foi perfeito."

Meta por cinturão antes de aposentadoria

Com nove anos de participação no UFC, Thiago Marreta transformou-se em um veterano e passou a ser referência para os mais novos. Para o lutador, é um privilégio ter saído da Cidade de Deus e hoje ser exemplo para quem inicia no MMA. Aos 38 anos, Marreta sabe que dá os últimos passos da carreira profissional.

O lutador já até desenhou um plano para deixar o Ultimate em breve. O primeiro ato começa hoje, contra Jamahal Hill.

"Meu objetivo é lutar por mais três, quatro anos no máximo. É o tempo que eu tenho para pegar esse cinturão. Meu limite de tempo para pegá-lo. Então, nesse período quero fazer o máximo de lutas possível e tentar conquistar o cinturão", revelou o lutador.

Thiago Marreta vs Jamahal Hill é a grande luta do UFC neste sábado, em Las Vegas (EUA). O duelo meio-pesado terá transmissão do 'Combate', e o card principal inicia-se a partir das 23h (de Brasília).