Topo

Médico alertou em livro para risco de ataque fulminante em João Paulo Diniz

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 17h38

O empresário e ex-atleta João Paulo Diniz morreu ontem, aos 58 anos, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Praticante de triatlo desde os anos 1980 e competidor de maratonas, ele sofreu um infarto e não resistiu.

Em relato no livro 'Caminhos e Escolhas - o equilíbrio para uma vida mais feliz', publicado em 2004 pelo empresário Abilio Diniz, pai de João Paulo, o cardiologista Bernardino Tranchesi Júnior contou sobre quando o atleta foi diagnosticado com uma doença que o impediu, temporariamente, de realizar qualquer atividade física. À época, ele fez um alerta sobre o risco de um ataque fulminante.

"Eu acompanhei um caso muito grave pelo qual o João Paulo passou anos atrás. Ele teve diagnosticada uma hipertrofia do miocárdio. Trata-se de uma doença congênita no coração que costuma matar atletas. No caso de João Paulo, que é um atleta, foi recomendado que não praticasse mais nenhum tipo de esporte. Nada. Nem atravessar a rua correndo ele podia, sob pena de morrer de um ataque fulminante. Você imagina que isso caiu como uma bomba naquela casa!", afirmou o médico no livro de Abilio Diniz.

Bernardino Tranchesi Júnior ainda diz, no texto, que João Paulo Diniz fez exames complementares nos Estados Unidos e Alemanha após descobrir a doença. Ele conta que acompanhou o empresário até Washington (EUA) para a realização de testes superagressivos ao corpo humano.

"O João Paulo chegou a participar até do Ironman, uma competição que prevê provas pesadíssimas, e nada aconteceu. Nos exames posteriores, o que vimos foi uma regressão impressionante da hipertrofia no seu coração até quase desaparecer. Sinceramente, foi uma graça que a família recebeu. Para mim foi a fé do Abilio que obteve esse feito. Não tem explicação", disse Bernardino Tranchesi Júnior, que, segundo ele próprio, foi o responsável por autorizar o empresário a voltar a praticar exercícios.

De acordo com o telejornal 'SP1', da TV Globo, o problema no coração fez João Paulo ficar dois meses sem realizar nenhuma atividade física.

Praticante de triatlo desde os anos 1980, João Paulo Diniz foi um incentivador do esporte brasileiro. Dentre os grandes patrimônios do país, era quem mais contribuía, com recursos e atuação pessoal, para um melhor ambiente para o esporte de alto rendimento do Brasil.

Fascinado pelas provas de resistência, ele participou de grandes maratonas, como as de Nova York, Paris e Londres, e foi um dos idealizadores da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, marco na história das corridas de participação em São Paulo e no Brasil. A prova foi a razão para diversas empresas incentivarem seus funcionários a praticar esporte.

Além disso, o empresário sempre esteve por trás do principal empreendimento privado de apoio ao esporte de alto rendimento no Brasil, o Núcleo de Alto Rendimento (NAR), centro de excelência em estudo, avaliação, prescrição de treinamento esportivo e capacitação de técnicos e preparadores físicos.