Topo

João Paulo Diniz foi triatleta e incentivador do esporte no Brasil

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 00h51

Morreu neste domingo o empresário e ex-atleta João Paulo Diniz, filho do empresário Abílio Diniz, aos 58 anos, no Rio de Janeiro. Praticante de triatlo desde os anos 1980 e competidor de maratonas, ele foi um incentivador do esporte brasileiro. Dentre os grandes patrimônios do país, era quem mais contribuía, com recursos e atuação pessoal, para um melhor ambiente para o esporte de alto rendimento do Brasil.

Atleta fascinado pelas provas de resistência, João Paulo participou de grandes maratonas como as de Nova York, Paris e Londres, e foi um dos idealizadores da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, marco na história das corridas de participação em São Paulo e no Brasil. A prova foi a razão para diversas empresas incentivarem seus funcionários a praticar esporte.

O empresário sempre esteve por trás do principal empreendimento privado de apoio ao esporte de alto rendimento no Brasil, o Núcleo de Alto Rendimento (NAR), centro de excelência em estudo, avaliação, prescrição de treinamento esportivo e capacitação de técnicos e preparadores físicos.

O NAR fica em São Paulo, em um centro esportivo da Prefeitura paulistana, mas, desde março de 2014, é mantido pelo Instituto Península, braço de investimento social da família Diniz. Grosso modo, João Paulo Diniz era quem garantia o financiamento, com recursos próprios e de parceiros, do local onde treinam, por exemplo, a seleção brasileira de rúgbi, alguns dos principais nomes do atletismo olímpico e paralímpico, além de outras modalidades.

João Paulo também integrava o conselho gestor do Pacto pelo Esporte, um acordo privado e voluntário entre empresas patrocinadoras do esporte brasileiro, que objetivam contribuir para uma gestão profissional, íntegra, com transparência e governança. Na semana passada, ele esteve entre os responsáveis por lançar o braço latino-americano da SIGA, uma plataforma global de governança que se aliou ao Pacto.

O empresário tinha outras muitas ligações com o movimento olímpico. O Grupo Pão de Açúcar, na época sob tutela da família Diniz, incentivou a formação da primeira equipe olímpica de triatlo do Brasil, visando os Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Desde então, João Paulo é muito influente na gestão da modalidade.

Foi João Paulo também quem liderou o projeto do Instituto Live Wright, que bancou equipes de ciclismo de pista e, especialmente, de ginástica artística, contratando para a Cegin, do Paraná, nomes de peso no início da década, como Jade Barbosa e Daniele Hypolito.

As redes sociais de João Paulo —que também disputou provas como a Race Across América e Ironman— também eram usadas para propagação do noticiário esportivo. Além de fotos suas praticando diferentes modalidade, João Paulo compartilhava notícias sobre o segmento.

João Paulo também tinha uma relação com o São Paulo, clube para o qual seu pai torce. Em suas redes sociais, o clube paulista lamentou a morte do empresário, que também foi sócio de restaurantes, como o Forneria San Paolo.