Topo

Zé Roberto Guimarães ganha bolo e comemora aniversário ao vivo em programa

O técnico Zé Roberto Guimarães comemorando seu aniversário no "Esporte Espetacular", da Rede Globo - Reprodução/Globoplay
O técnico Zé Roberto Guimarães comemorando seu aniversário no 'Esporte Espetacular', da Rede Globo Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

31/07/2022 12h58

O icônico treinador de vôlei José Roberto Guimarães comemorou seu aniversário de 68 anos de uma maneira diferente. Tricampeão olímpico, ele foi convidado da edição de hoje (31) do 'Esporte Espetacular', da Rede Globo, e ganhou um bolo para celebrar a data.

O técnico participou do programa junto da ex-jogadora Fabi. Ao lado dos apresentadores Bárbara Coelho e Lucas Gutierrez, eles conversaram sobre o esporte e terminaram cantando parabéns, com Zé Roberto assoprando a vela.

"E o pedido?", perguntou Fabi, na sequência. "É depois do corte", respondeu, rindo, para depois acrescentar: "Mas eu já tinha feito, fica tranquila."

Antes de virar treinador e gravar seu nome na história do vôlei, Zé Roberto também atuou no outro lado, dentro das quadras. O ex-levantador fez sua estreia em competições olímpicas aos 22 anos, em Montreal-76. Ele jogou por 21 anos antes de começar a carreira como técnico, em 1988.

Quatro anos depois, Zé foi escolhido para comandar a seleção brasileira masculina nos Jogos de Barcelona. E foi na Espanha, em 1992 onde ele conquistou sua primeira medalha olímpica de ouro.

A partir de então, o ouro viria mais duas vezes, em Pequim-2008 e Londres-2012, mas com a seleção feminina. Ele está no comando da equipe desde 2003 e também conquistou, no ano passado, a prata com a seleção feminina em Tóquio-20.

No programa, ele falou sobre um outro momento marcante de sua carreira: a icônica foto com o neto em Rio-16. Nos Jogos disputados no Brasil, ele foi clicado consolando o neto Felipe em quadra após a derrota da seleção para a China, nas quartas de final.

ze roberto - André Durão/Nopp - André Durão/Nopp
Neto chora no colo de Zé Roberto após eliminação do Brasil
Imagem: André Durão/Nopp

"Ele entrou chorando e eu estava derrotado ao máximo", introduz, relembrando o episódio. "E quando eu vi ele, pensei que tinha que falar alguma coisa para não deixar ele chorando. Falei: "Isso acontece, faz parte do esporte, a China jogou melhor, mereceu a vitória, mas vamos treinar mais", contou

"Foi isso que eu disse para ele. E também: 'Mas olha quanta gente veio torcer para a gente, olha que coisa linda'. Ele olhou pra cima, viu todo mundo aplaudindo, e foi parando o choro", complementou.

Zé Roberto ainda disse que estava "destruído", mas que não podia se deixar abalar e precisou procurar forças na derrota. "As coisas não são sempre como pensamos. As derrotas nortearam muito a minha vida, essas cicatrizes me tornam mais forte", encerrou.