Topo

Fórmula 1

Em atuação de gala, Verstappen sai da 10ª posição e vence o GP da Hungria

Max Verstappen durante o Grande Prêmio da Hungria - Francois Nel/Getty Images
Max Verstappen durante o Grande Prêmio da Hungria Imagem: Francois Nel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/07/2022 11h42

Max Verstappen é o campeão do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1. O holandês da Red Bull largou da décima colocação para fazer uma bela corrida, com estratégias certeiras da equipe, e conquistar a prova de hoje. Lewis Hamilton, da Mercedes, chegou na vice-liderança depois de começar a corrida em sétimo.

"Eu esperava chegar perto do pódio. Foram condições muito difíceis. Fizemos boas estratégias, paramos bem nos boxes. No fim, ainda dei um giro de 360º, mas consegui vencer a corrida", disse Verstappen.

O jovem George Russell chegou na terceira colocação após largar em primeiro e disputar bravamente as primeiras posições com Leclerc. No fim, ele acabou superado pelo companheiro de equipe Lewis Hamilton.

A Ferrari, que largou com Charles Leclerc em segundo e Carlos Sainz em terceiro, teve um domingo decepcionante. O espanhol acabou em quarto e o monegasco em sexto.

Atual campeão da categoria, o holandês Max Verstappen (Red Bull) lidera o campeonato com 258 pontos. O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) está logo atrás do rival, com 178. O mexicano Sérgio Perez (Red Bull), o britânico George Russell (Mercedes) e o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) fecham o top 5.

Depois da prova de hoje, a Fórmula 1 entra nas famosas "férias de verão" e só volta a receber um evento no dia 28 de agosto, na Bélgica.

Largada de respeito da Mercedes

Na largada, George Russell conseguiu se livrar dos ataques dos carros de Carlos Sainz e Charles Leclerc, ambos da Ferrari, para se manter na primeira posição. Na terceira volta, o jovem da Mercedes abriu vantagem de pouco mais de dois segundos para o espanhol

Lewis Hamilton também largou muito bem. O britânico ultrapassou as Alpines de Fernando Alonso e Esteban Ocon e conquistou a quinta posição.

O Safety Car virtual entrou em ação ainda no fim do giro inicial. Alexander Albon teve problemas em seu carro após contatos com Sebastian Vettel na primeira curva e a bandeira amarela foi levantada.

Verstappen subindo

Max Verstappen largou da décima posição e partiu para cima dos adversários. O holandês chamou Fernando Alonso e Esteban Ocon para a briga, conseguiu vencer um por vez e chegou à sexta posição.

Na volta 11, Max ultrapassou Sergio Perez e Lando Norris e ficou atrás de Hamilton, que também tinha acabado de ultrapassar Norris.

Boxes na volta 15

No 15º giro no circuito Hungaroring, os pilotos foram aos boxes para trocarem os jogos de pneus. O líder Russell estava com macios e voltou em sexto colocado, com médios, na 17ª volta.

Charles Leclerc foi o último a parar e deu a chance para Russell alcançar a primeira posição novamente. Na 22ª volta, o jovem da Mercedes liderava com pouco mais de um segundo de vantagem sobre o monegasco da Ferrari.

Russell x Leclerc

A volta 29 começou com Charles Leclerc atacando George Russell. A briga foi intensa e o britânico da Mercedes se segurou como pôde até que, na 31ª volta da curva um, o monegasco veio por fora e assumiu a ponta.

Cinco voltas depois, Leclerc já tinha uma vantagem de quase três segundos sobre Russell. Carlos Sainz passou a tentar perseguir a Mercedes pelo segundo lugar, mas não teve muito sucesso.

Verstappen acerta após segunda parada

Max Verstappen foi o primeiro a ir aos boxes pela segunda vez. O holandês voltou em quinto, logo atrás de Leclerc, que também parou para colocar pneus duros.

O holandês perseguiu o adversário no Mundial até que conseguiu arrancar a terceira posição na volta 41. Logo depois da ultrapassagem, Verstappen rodou sozinho na pista, caiu para quarto e precisou brigar novamente com Leclerc. No 45º giro, o piloto da Red Bull reparou o erro e retomou o terceiro posto.

Sainz na liderança

Carlos Sainz não parou junto com os outros pilotos e assumiu a liderança do GP da Hungria. Lewis Hamilton, Max Verstappen, Charles Leclerc e George Russell vieram logo atrás.

Na 48ª volta, a Ferrari chamou Sainz para os boxes, mas a parada para a instalação dos pneus macios demorou mais do que o esperado. Hamilton, que ainda não fez o segundo pitstop, assumiu a liderança provisória e Verstappen ficou em segundo.

Hamilton foi chamado aos boxes na volta 52 e Verstappen assumiu a liderança.

Russell vai pra cima de Leclerc

A partir do 50º giro, Russell conseguiu diminuir a vantagem de Leclerc no terceiro lugar. Depois da parada de Hamilton, os jovens passaram a brigar pela segunda posição.

Na volta 53, George Russell estava a meio segundo atrás da Ferrari. O britânico estava com pneus médios contra duros do monegasco.

Água mole pedra dura... George Russell insistiu, abriu a asa na volta 54 e assumiu a vice-liderança da prova. Depois de perder a posição, Charles Leclerc foi para os boxes.

Sozinho na ponta

Depois que assumiu a liderança na 52ª volta, Max Verstappen passou a voar no GP da Hungria. No 59º giro, o holandês da Red Bull tinha mais de oito segundos de vantagem sobre George Russell.

Hamilton enquadra Sainz... e Russell

A 10 voltas para a bandeira quadriculada, Lewis Hamilton chegou em Carlos Sainz para brigar pela terceira colocação. Com a asa móvel aberta na 62ª volta, o britânico conseguiu uma ultrapassagem espetacular sobre o adversário.

O patrão não ficou satisfeito e partiu para cima do companheiro de equipe George Russell. Hamilton estava com pneus macios contra duros do pole position do dia.

Hamilton mostrou por que é heptacampeão de Fórmula 1 e não deixou barato. Ele foi por dentro, na saída da curva 1, e assumiu o segundo lugar, deixando Russell para trás.

Veja a classificação da corrida

1. Max Verstappen (Red Bull Racing)
2. Lewis Hamilton (Mercedes)
3. George Russell (Mercedes)
4. Carlos Sainz (Ferrari)
5. Sergio Pérez (Red Bull Racing)
6. Charles Leclerc (Ferrari)
7. Lando Norris (McLaren)
8. Fernando Alonso (Alpine)
9. Esteban Ocon (Alpine)
10. Sebastian Vettel (Aston Martin)
11. Lance Stroll (Aston Martin)
12. Pierre Gasly (AlphaTauri)
13. Zhou Guanyou (Alfa Romeo)
14. Mick Schumacher (Haas)
15. Daniel Ricciardo (McLaren)
16. Kevin Magnussen (Haas)
17. Alexander Albon (Williams)
18. Nicholas Latifi (Williams)
19. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
20. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)

  • Assista à live completa de Fábio Seixas e Flavio Gomes sobre o GP de Hungria, no canal de UOL Esporte:

Fórmula 1