Topo

Fórmula 1

Ecclestone diz que quis pagar verba de Hamilton para 'F1 ter pessoa de cor'

Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, durante o GP do Brasil, em 2019 - Mark Thompson/Getty
Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, durante o GP do Brasil, em 2019 Imagem: Mark Thompson/Getty

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/07/2022 13h09

Mesmo após o GP de Silverstone, vencido por Carlos Sainz no último domingo (3), o nome de Lewis Hamilton continua sendo um dos mais falados no mundo da Fórmula 1. Em entrevista ao jornal suíço 'Blick', Bernie Ecclestone usou um termo racista para se referir ao piloto britânico. Na sua fala, o ex-chefão da categoria revelou que chegou a se oferecer para completar os salários do inglês porque a F1 'precisa de uma pessoa de cor'.

"Lewis esqueceu muito. Quando a Mercedes não pagou o que ele pediu, eu imediatamente disse que pagaria a diferença, até porque a Fórmula 1 precisa de uma pessoa de cor, um chinês e uma mulher", disse Ecclestone.

A expressão utilizada por Bernie é considerada racista pois é relacionada diretamente com pessoas negras, deixando de lado o fato de que pessoas brancas também têm cor.

Ao longo da última semana, Bernie Ecclestone se envolveu diretamente no episódio no qual Nelson Piquet se referiu a Hamilton como "neguinho", outro termo racista. Na visão do ex-chefão da Fórmula 1, o uso da expressão do brasileiro não deveria ser considerado por Hamilton, já que no Brasil, em sua visão, ele é considerado normal.

"Não é apropriado para nós, mas provavelmente não é algo terrível que acontece se você disser isso no Brasil. As pessoas dizem coisas, e falam sobre as outras se estão um pouco acima do peso, ou um pouco abaixo do tamanho como eu. Tenho certeza de que as pessoas fizeram comentários sobre isso. Se eu tivesse ouvido, seria capaz de lidar com isso sozinho sem muitos problemas", disse àquela altura.

Ao longo de sua preparação e do final de semana de corrida em Silverstone, Hamilton se posicionou quanto às falas direcionadas a ele. Em uma de suas manifestações, o inglês chegou a dizer que não se deve dar espaço para as 'vozes antigas da Fórmula 1'. Ecclestone entendeu que essa e outras declarações do piloto foram 'indiretas' para ele e afirmou que foram 'um completo lixo' e que não é racista.

"Uma carga completa de lixo. Se ele está se referindo a mim, não há nada que eu tenha feito. Ele deveria pensar um pouco, seu pai e eu estávamos falando sobre entrar no negócio há pouco tempo. Eu não sou racista, muito pelo contrário. Na verdade, dizer coisas assim é completamente loucura", disse o ex-chefe da Fórmula 1.

Além da polêmica envolvendo Hamilton, Ecclestone ganhou as manchetes por manifestar apoio a Vladimir Putin, por quem disse que levaria um tiro. Segundo ele, o presidente russo fez o que considerava ideal para sua nação ao começar a guerra na Ucrânia.

Fórmula 1