Topo

Sainz vence pela primeira vez na F1 em emocionante GP da Grã-Bretanha

Carlos Sainz durante o GP da Grã-Bretanha: primeira vitória da carreira do espanhol Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/07/2022 13h21

Carlos Sainz conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 neste domingo (3). O espanhol passou o companheiro de Ferrari Charles Leclerc após uma confusão gerada pelo acionamento do safety car já na reta final e aproveitou também um problema mecânico da Red Bull do líder da temporada Max Verstappen para vencer o emocionante Grande Prêmio da Grã-Bretanha.

Sergio Perez (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes) completam o pódio do circuito de Silverstone, enquanto Leclerc fecha em quarto lugar. Mesmo correndo quase 40 voltas com o carro prejudicado, Verstappen ainda terminou em sétimo. Mick Schumacher, o oitavo, somou pontos na Fórmula 1 pela primeira vez. Por fim, também marcou o dia um grave acidente envolvendo seis carros que exigiu atendimento médico a Guanyu Zhou e Alexander Albon e atrasou em 54 minutos a largada.

Na classificação da temporada, Max Verstappen segue na liderança agora com 181 pontos, com Sergio Perez em segundo com 147. A dupla da Red Bull está à frente da dupla da Ferrari, que soma 138 (Leclerc) e 127 (Sainz). George Russell caiu para a quinta posição do Mundial com 111 e Lewis Hamilton é o sexto por ter somado até aqui 93 pontos.

A próxima prova já é no próximo domingo, dia 10, no circuito de Spielberg (Áustria).

Largada com quatro lado a lado

Na largada que valeu, Carlos Sainz tomou mais cuidado com a tentativa de ultrapassagem de Max Verstappen e conseguiu manter a liderança. Mas passou longe de ser fácil: logo na curva três, as Ferraris de Sainz e Charles Leclerc ficaram quase emparelhadas com as Red Bulls de Verstappen e Sergio Perez, o que só uma pista larga como de Silverstone permitiria.

O carro de Perez foi afetado por um toque de Leclerc que, por sua vez, teve seu espaço tirado por Verstappen e foi espremido para fora da pista. Uma largada emocionante que teve como consequências a consolidação da primeira posição de Sainz e a ida para os boxes de Perez, que voltou em 16º.

Sainz esteve sempre nas primeiras colocações ao longo das 52 voltas Imagem: Rudy Carezzevoli - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Sainz erra, Verstappen perde força

Na décima volta, quando tentava controlar os ataques de Verstappen, o líder Sainz perdeu a traseira e saiu da pista. Por sorte, o erro foi numa área de escape e o único prejuízo foi a ultrapassagem do holandês, que assumiu a ponta. Só que a liderança não durou muito. Entre as voltas 12 e 13, Verstappen perdeu velocidade, foi passado por Sainz e Leclerc e se mandou para os boxes. Um pedaço da carenagem da Red Bull o fez perder pressão na traseira e atrapalhou a prova. Foi cogitado o abandono, mas ele seguiu.

Hamilton se anima atrás das Ferraris

Lewis Hamilton durante o GP da Grã-Bretanha: ele liderou uma prova pela primeira vez na temporada Imagem: Clive Mason/Getty Images

Lewis Hamilton não largou bem. Foi passado por Lando Norris logo no começo, mas depois abriu asa móvel e passou o compatriota. Na sequência da prova, o piloto da Mercedes aproveitou a queda de desempenho de Verstappen, os erros de Sainz e as dificuldades de Leclerc com o carro para empilhar voltas rápidas até assumir a liderança com as paradas das Ferraris na volta 26. Hamilton se animou com as perspectivas do GP da Grã-Bretanha neste momento.

Sainz e Leclerc "livres para lutar"

Charles Leclerc durante o GP da Grã-Bretanha: Sergio Perez sempre na espreita até passar Imagem: Rudy Carezzevoli - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Com Hamilton na liderança, mas ainda sem ir para os boxes, a Ferrari disse via rádio que Sainz e Leclerc estavam "livres para lutar". A realidade não foi bem assim: na volta 31, Carlos Sainz tirou o pé e permitiu a ultrapassagem de Charles Leclerc. Três voltas depois, Hamilton parou para trocar os pneus e acabou ultrapassado pelas duas Ferraris depois de uma parada mais longa que o esperado.

Safety car para mudar tudo

Esteban Ocon e Max Verstappen travavam um duelo acirrado pela oitava colocação, até que a Alpine do francês perdeu rendimento. Ocon tentou conduzir o carro até o pit lane, mas ele parou na reta e precisou ser retirado. O safety car foi acionado na volta 39 de 52. No ato, Sainz, Hamilton, Verstappen e Perez foram para os boxes colocar pneus macios, enquanto a Ferrari decidiu não conduzir Leclerc. "Isso vai ser difícil", disse o monegasco via rádio. E foi mesmo.

Logo na relargada, Sainz tomou a liderança de Leclerc num ataque impecável. Numa dupla ultrapassagem após o safety car, Sergio Perez tirou o terceiro lugar de Lewis Hamilton. A loucura continuou. Na volta 46, Lewis Hamilton notou espaço na pista quando Perez tentou passar Leclerc e conseguiu uma dupla ultrapassagem sobre a dupla para assumir provisoriamente a segunda posição. Na sequência ele acabou passado por ambos, mas Perez levou a melhor e ficou em segundo.

Mais à frente, Hamilton tirou a terceira posição de Leclec para fechar o pódio.

Acidente com Zhou e interrupção

Um grave acidente no mesmo minuto da largada do GP gerou bandeira vermelha e interrompeu por 54 minutos a prova logo após Verstappen passar Sainz. A Alfa Romeo do chinês Guanyu Zhou, que tinha largado em nono, capotou ainda na primeira curva após toque da Mercedes de George Russell num acidente que ainda envolveu mais quatro carros. Zhou e Alexander Albon foram enviados para o centro médico, mas passam bem, e Russell também precisou abandonar a prova.

Veja a classificação final do GP da Grã-Bretanha:

1º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
2º - Sergio Perez (MEX/Red Bull)
3º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
4º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
5º - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
6º - Lando Norris (ING/McLaren)
7º - Max Verstappen (HOL/Red Bull)
8º - Mick Schumacher (ALE/Haas)
9º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
10º - Kevin Magnussen (DIN/Haas)
11º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
12º - Nicolas Latifi (CAN/Williams)
13º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
14º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
Não completaram - Esteban Ocon (FRA/Alpine), Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), George Russell (ING/Mercedes), Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo) e Alexander Albon (TAI/Williams)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sainz vence pela primeira vez na F1 em emocionante GP da Grã-Bretanha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1