PUBLICIDADE
Topo

Fórmula 1

GP da Grã-Bretanha tem acidente grave com carro de Zhou capotado; assista

Alfa Romeo de Zhou Guanyu virada na pista do GP da Grã-Bretanha logo após a batida com George Russell - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Alfa Romeo de Zhou Guanyu virada na pista do GP da Grã-Bretanha logo após a batida com George Russell Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/07/2022 11h20

Um grave acidente no mesmo minuto da largada do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 gerou bandeira vermelha e interrompeu por 54 minutos a prova no circuito de Silverstone logo após Max Verstappen (Red Bull) ultrapassar o pole position Carlos Sainz (Ferrari). A Alfa Romeo do chinês Guanyu Zhou capotou ainda na primeira curva após toque da Mercedes de George Russell.

Entre os pilotos envolvidos no choque estiveram, além de Russell, Pierre Gasly (AlphaTauri), Esteban Ocon (Alpine), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Alexander Albon (Williams). Russell desceu do carro correndo para ver o que tinha acontecido, gerando momentos de tensão sobre o estado de Zhou.

A Alfa Romeo de Guanyu Zhou, que largou na nona colocação, parou de cabeça para baixo e foi preciso tempo para extraí-lo do carro. De acordo com a equipe, ele passava bem e estava consciente, mas seria levado de maca à ambulância e ao hospital por precaução, assim como Alexander Albon. Além deles, George Russell também deixou a prova. Como é protocolo, a transmissão oficial não exibiu imagens do acidente enquanto o quadro de Zhou ainda inspirava cuidados.

Após o atendimento a Zhou, foi possível ver a gravidade do acidente: Pierre Gasly tentou fazer uma ultrapassagem no vão entre o chinês e George Russell, mas acabou tocando na Mercedes. Com o impacto, Russell bateu no carro de Zhou e rodou na pista, enquanto a Alfa Romeo capotou e deslizou, gerando faíscas e fumaça.

O carro passou por cima da barreira de pneus e parou no limite com a grade, muito próximo da arquibancada e da concentração de público.

No começo da corrida, além de Verstappen líder, Hamilton assumiu a terceira posição e Leclerc foi de terceiro para quarto. Esta largada foi cancelada e os pilotos retomaram as posições do treino de classificação na nova largada, após 54 minutos.

Zhou - Rudy Carezzevoli/Formula 1 via Getty Images - Rudy Carezzevoli/Formula 1 via Getty Images
Imagem: Rudy Carezzevoli/Formula 1 via Getty Images
Alfa - ANP via Getty Images - ANP via Getty Images
Imagem: ANP via Getty Images

Alfa - Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images - Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Imagem: Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Fórmula 1