Topo

Fórmula 1

Sainz comemora primeira pole da carreira na F1: 'Um pouco de surpresa'

Carlos Sainz, da Ferrari, após treino de classificação para o GP da Grã-Bretanha - Mark Thompson/Getty Images
Carlos Sainz, da Ferrari, após treino de classificação para o GP da Grã-Bretanha Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/07/2022 12h29

Depois de 150 corridas, o piloto espanhol Carlos Sainz alcançou hoje (2) a primeira pole position da carreira. Na reta final do treino de classificação para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, ele superou os tempos de Max Verstappen, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, cravou 1min40s983 em sua volta mais rápida no Q3 e vai largar na frente em Silverstone neste domingo.

"A pole veio com um pouco de surpresa. Fiz uma volta que não achei tão especial, era apenas para me manter no grid, mas virou a pole position e esta foi a surpresa. Mas o ritmo esteve lá todo o fim de semana e acho que posso [vencer a corrida], sim", disse Sainz logo após o classificatório, à transmissão oficial, e antes de completar:

"Foi uma boa volta, mas eu estava sofrendo muito com a água parada. Havia muita, mesmo na linha de corrida. Era muito fácil tocá-la e perder a volta. Também estava mais difícil obter a temperatura dos pneus intermediários com esta condição."

Sainz tinha sido o mais rápido de ontem (1) dos treinos livres, mas na sessão de hoje (2) viu Max Verstappen dominar a atividade do começo ao fim. Também estava sendo assim no treino que definiu o grid de largada até a reta final, quando o holandês errou em suas duas primeiras tentativas de volta rápida, disputou centésimo a centésimo com Charles Leclerc e acabou ultrapassado no fim por Sainz.

O espanhol é o piloto número 104 da história da Fórmula 1 a conseguir uma pole position, o segundo que mais precisou de GPs para alcançar o feito, com 150. Somente Sergio Perez precisou de mais tempo para isso, 216 provas. É a primeira estreia em pole da Ferrari desde Leclerc no GP do Bahrein de 2019 e a primeira vez desde Fernando Alonso em 2012 que a Ferrari larga à frente no grid em Silverstone.

Agora o desafio é a corrida, e Sainz espera dificuldades: "Tenho certeza de que Max e Charles vão colocar muita pressão, mas vou dar o meu melhor."

Fórmula 1