Topo

Com chuva, Sainz supera Verstappen e é pole position no GP da Grã-Bretanha

Carlos Sainz, da Ferrari, após treino de classificação para o GP da Grã-Bretanha Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/07/2022 12h04

Líder da temporada 2022 e atual campeão mundial, Max Verstappen não confirmou o domínio do último treino livre e perdeu a pole position no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 para o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari.

A primeira pole position da carreira do piloto após 150 corridas foi com o tempo de 1min40s983 em sua volta mais rápida no Q3 de hoje (2), que ocorreu quase totalmente sob chuva em Silverstone.

Max Verstappen (Red Bull) completa a primeira fila, com Charles Leclerc (Ferrari), Sergio Perez (Red Bull), Lewis Hamilton (Mercedes) e Lando Norris (McLaren) logo atrás.

A corrida está marcada para amanhã (3), a partir de 11h.

Q3

Depois de chuva leve no Q1 e pesada no Q2, os pilotos aproveitaram a garoa do Q3 para tentar voltas rápidas logo no começo. O medo geral era de que a chuva piorasse. As equipes até avisaram seus pilotos via rádio que a tendência era que o cenário ficasse cada vez mais prejudicado ao longo dos 12 minutos. Passados pouco mais de cinco minutos, Max Verstappen atestou as más condições da pista e rodou. Ele conseguiu se recuperar, mas a plateia de Silverstone aplaudiu o problema do rival de Hamilton.

Verstappen também errou na segunda tentativa de volta rápida, mas se recuperou e sem erros cravou 1min41s055 para liderar o Q3, que tinha sido liderado até por Fernando Alonso e Guanyu Zhou anteriormente. No fim, no que parecia uma disputa emocionante entre Leclerc e Vestappen, foi Carlos Sainz quem marcou 1min40s983 e ficou com a pole position porque ninguém melhorou o tempo na sequência.

Q2

Público se protege da chuva como dá durante o treino de classificação para o GP da Grã-Bretanha Imagem: Ben Stansall/AFP

A segunda parte do treino de classificação já começou com reclamações dos pilotos da Mercedes. Lewis Hamilton questionou a vibração de seus pneus na pista úmida e George Russell não gostou da falta de aderência à pista. Apesar disso, Hamilton ostentou desde o começo a segunda melhor marca do Q2, atrás somente de Verstappen e seu 1min40s655. As competitivas Ferraris apareciam logo atrás.

Ao longo desta parte do treino, a chuva deu uma apertada, a água começou a empoçar na pista e os donos dos melhores tempos nem se arriscaram mais. Assim, foram eliminados no Q2 Pierre Gasly (AlphaTauri), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (McLaren) e Esteban Ocon (Alpine).

Q1

Condições climáticas durante o Q1 do treino de classificação para o GP da Grã-Bretanha Imagem: Reprodução/@F1

A primeira parte do treino de classificação começou sob forte chuva e com pista molhada em Silverstone — o que não impediu a largada no horário certo, às 11h. Havia muito spray de água na pista, mas sem poças, o que permitiu o uso de pneus intermediários. Leclerc já começou abrindo volta rápida, mas com cinco minutos de atividade foi superado por Verstappen. George Russell, Lewis Hamilton e o próprio Leclerc até ameaçaram, mas viram o holandês cravar 1min39s129 à medida em que a pista melhorou.

Foram eliminados no Q1 Alexander Albon (Williams), Kevin Magnussen (Haas), Sebastian Vettel (Aston Martin), Mick Schumacher (Haas) e Lance Stroll (Aston Martin). Vettel reclamou bastante via rádio por mais uma eliminação precoce.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com chuva, Sainz supera Verstappen e é pole position no GP da Grã-Bretanha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1