Topo

'Os Goonies': Ator que fez Sloth ganhou Super Bowl e era bad boy na NFL

Sloth, personagem interpretado por John Matuszak em Os Goonies Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/07/2022 04h00

Sloth sempre quis chocolate, mas também já teve fixação pelo troféu do Super Bowl. Um dos personagens mais carismáticos de "Os Goonies", atração de hoje a partir das 14h10 da Sessão de Sábado, da Globo, ele tem uma forte ligação com o esporte. Sob a demorada maquiagem, o pouco cabelo e o olho torto de Sloth estava John Matuszak, ex-jogador de futebol americano e ídolo do Los Angeles Raiders (hoje Las Vegas Raiders).

Antes de se tornar ator no início da década de 1980, John Matuszak construiu uma vitoriosa e polêmica carreira nos gramados dos Estados Unidos. Apelidado de "Tooz" pelos torcedores, chamava a atenção dos clubes antes mesmo de chegar à NFL. Não à toa, foi o primeiro jogador escolhido no draft de 1973.

O início, no entanto, não foi fácil. A passagem pelo Houston Oilers foi abreviada porque Matuszak assinara contrato com um time de outra liga, o Houston Texans. Uma ordem o proibiu de ter duas equipes e, mesmo alegando que se sentiu ameaçado para atuar pelo Texans, ele acabou negociado pelo Oilers.

Matuszak defendeu Kansas City Chiefs e Washington Redskins durante três temporadas até finalmente chegar aos Raiders. Foi aí que ele brilhou como um dos melhores defensores de sua época, destacando-se na conquista de dois Super Bowls (edições XI e XV). Depois de 123 partidas e um touchdown na NFL, ele levou sua fama de festeiro dos campos para os estúdios.

Em sua biografia, Matuszak admitiu que usava analgésicos frequentemente e também já havia recorrido a outras drogas proibidas. Tal histórico lhe rendeu um "título": em 2005, foi eleito pela Sports Illustrated um dos cinco maiores bad boys de toda a história da NFL.

John Matuszak, ator que fez o Sloth no filme "Os Goonies" e que venceu o Super Bowl Imagem: Getty Images

No cinema, o ex-jogador participou de filmes e programas de televisão. Nenhum lhe rendeu tanto destaque como Sloth, o jovem fã de Superman obcecado por chocolate e sorvete que ajudou Gordo e seus amigos em "Os Goonies". Matuszak encarava cinco horas diárias para que os maquiadores o transformassem em Sloth durante as filmagens.

O jogador/ator morreu precocemente. Em 1989, aos 39 anos, Matuszak teve uma overdose de propoxifeno, analgésico que anos depois seria retirado do mercado por oferecer riscos ao coração. Exames também apontaram vestígio de cocaína no corpo do ator. Mas Sloth, criado por Steven Spielberg, ainda vive na memória dos fãs de Goonies e espectadores que cresceram assistindo ao filme nas incontáveis reprises da Sessão da Tarde.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Os Goonies': Ator que fez Sloth ganhou Super Bowl e era bad boy na NFL - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte