Topo

Gui Santos é cestinha dos Warriors e causa boa impressão em 1º teste na NBA

Gui Santos, ala brasileiro de 20 anos, em seu primeiro teste na NBA pelo Golden State Warriors - Noah Graham/Getty
Gui Santos, ala brasileiro de 20 anos, em seu primeiro teste na NBA pelo Golden State Warriors Imagem: Noah Graham/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

02/07/2022 22h51

O brasileiro Gui Santos, escolhido pelo Golden State Warriors no Draft de 2022, fez o seu primeiro teste hoje (2) na NBA. Com 23 pontos, o ala de apenas 20 anos começou como titular e foi o cestinha da equipe na derrota por 86 a 68 para o Sacramento Kings, em partida válida pela Liga de Verão da competição.

A Liga de Verão é um torneio de pré-temporada que serve como uma vitrine para jovens jogadores que estão no começo de suas carreiras. Após quatro temporadas atuando pelo Minas Tênis Clube no NBB, o brasileiro tenta aproveitar a sua chance de impressionar a franquia da califórnia.

Com a camisa de número 15, Gui Santos foi o jogador dos Warriors que ficou mais tempo em quadra: 25 minutos e 24 segundos. Ele acertou um de seus quatro arremessos de três e ganhou seis rebotes.

Embora tenha sido selecionado na 55ª escolha por Golden State, Gui Santos dificilmente será aproveitado entre o time principal logo de cara, de acordo com a coluna '14 Anéis', do UOL Esporte. Sendo assim, o jogador natural de Brasília tem algumas possibilidades para o seu futuro.

A primeira delas seria ser contratado direto já para a próxima temporada. Outra opção é que os Warriors deixem ele seguir carreira no NBB, monitorando seu desenvolvimento. Além disso, ele pode ser incentivado a buscar uma outra liga que seja considerada mais competitiva do que a brasileira ou ser utilizado na filial da franquia na liga de desenvolvimento da NBA, a G-League.

O que pesa contra o fato de Gui Santos já ser contratado pelos Warriors é que uma equipe da NBA só pode contar com 17 atletas. Atualmente, a franquia da Califórnia possui nove sob contrato, e o brasileiro está atrás de dois outros jovens jogadores que foram selecionados antes dele no Draft.

De qualquer modo, ele se tornou o 16º brasileiro a ser selecionado por uma franquia no Draft da NBA. Aos 16 anos, ele já integrava o elenco profissional do Minas Tênis Clube. No entanto, sua transição foi planejada e começou a de fato fazer parte da rotação da equipe há duas temporadas, quando passou a entrar no radar dos scouts da liga.

Gui Santos também possui diversas convocações para a seleção brasileira de basquete, com a primeira acontecendo no início de 2020. Na última temporada, ele ajudou sua equipe a terminar na terceira colocação do NBB