Topo

Fórmula 1

Hamilton encanta ao levar Roscoe, seu bulldog de estimação, em treino da F1

Lewis Hamilton chegando para o TL1 de Silverstone com Roscoe, seu bulldog de estimação - Remko de Wall/Getty
Lewis Hamilton chegando para o TL1 de Silverstone com Roscoe, seu bulldog de estimação Imagem: Remko de Wall/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

01/07/2022 09h37

O piloto Lewis Hamilton chamou atenção por um motivo inusitado antes do primeiro treino livre do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, da F1. Para a atividade de hoje (1), o britânico de 37 anos da Mercedes chegou ao paddock acompanhado de Roscoe, seu bulldog de estimação.

"Nomeie uma dupla mais icônica", comentou o perfil da equipe alemã, no Twitter. Neste mês de junho, o heptacampeão da categoria recebeu o título de cidadão honorário brasileiro.

Essa é a primeira corrida que Hamilton irá disputar desde que estourou uma polêmica por um comentário racista de Nelson Piquet. No início da semana, o ex-piloto brasileiro voltou aos holofotes depois que uma entrevista dada em novembro de 2021 foi recuperada e viralizou na internet.

Ao jornalista Ricardo Oliveira, o ex-piloto brasileiro chamou Hamilton de "neguinho", termo que é racista quando utilizado de forma pejorativa ou com a intenção de ofender. A repercussão do comentário foi internacional e fez com que o o britânico respondesse à ofensa em português. "Vamos focar em mudar a mentalidade", disparou Hamilton.

Na sequência, o piloto da Mercedes complementou. "É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e um alvo durante toda a minha vida. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", afirmou Hamilton.

A Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Mercedes repreenderam o termo racista utilizado por Piquet. Dois dias depois, Piquet se desculpou. No entanto, o tricampeão mundial justificou que utilizou o termo no sentido "coloquial", e que ele nunca usaria a palavra que está sendo acusado em algumas traduções.

No entanto, em novo trecho da entrevista do ano passado obtido pelo site 'Grande Prêmio', o ex-piloto brasileiro utilizou mais uma vez o termo racista e ainda foi homofóbico com Hamilton.

O que Nelson Piquet disse?

Ao comparar os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, e o que ocorreu no ano passado, entre Hamilton e Verstappen, no GP da Inglaterra, o brasileiro utilizou várias vezes o termo "neguinho" para se referir ao britânico. O trecho da entrevista foi publicado pelo canal 'Enerto', especializado em automobilismo.

"O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem", afirmou o tricampeão mundial.

Em outro momento da entrevista, Piquet é perguntado sobre a temporada de 1982 da F1 e sobre o que achava do campeão daquele ano, Keke Rosberg. Curto e grosso, ele afirmou que Keke 'era um bosta'.

Em seguida, o brasileiro comparou o pai com o filho, Nico Rosberg, campeão mundial da categoria em 2016. "O Keke? Era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato. O 'neguinho' devia estar dando mais c* naquela época, aí tava meio ruim", afirmou Nelson Piquet.

Fórmula 1