Topo

Fórmula 1

Nelson Piquet será banido do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, diz jornal

Nelson Piquet, ex-piloto brasileiro da Fórmula 1 - Joe Portlock/Getty
Nelson Piquet, ex-piloto brasileiro da Fórmula 1 Imagem: Joe Portlock/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

30/06/2022 11h37

O ex-piloto Nelson Piquet deve ser banido do Grande Prêmio da Grã-Bretanha da F1 após ter se referido a Lewis Hamilton como "neguinho" diversas vezes. De acordo com o jornal 'The Sun', o British Racing Drivers Club (BRDC), entidade que administra o circuito de Silverstone e que possui ambos como membros, oficializará a expulsão do brasileiro na próxima semana.

Em um comunicado que o jornal inglês teve acesso, o conselho administrativo do BRDC reforça que tem política de tolerância zero com relação a qualquer ato que "envolva ou sugira racismo". Por isso, informa que a linguagem utilizada por Piquet foi considerada inaceitável e "representa uma conduta totalmente imprópria para um membro honorário do clube, apesar de seu pedido de desculpas".

Dois dias depois que o comentário racista viralizou, Piquet se desculpou. No entanto, ele justificou que o termo utilizado é "coloquial" e que ele nunca usaria a palavra que está sendo acusado em algumas traduções. "Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta", acrescentou.

Entretanto, a nota informa que Piquet teve sua adesão suspensa com efeito imediato. "Seguindo o devido processo do clube, prevê-se que o Conselho encerrará a associação de Nelson em uma reunião a ser realizada após o período de aviso prévio de sete dias exigido", completa o comunicado.

Entenda o caso

No início da semana, o tricampeão mundial voltou aos holofotes depois que uma entrevista dada em novembro de 2021 foi recuperada e viralizou na internet. Ao jornalista Ricardo Oliveira, o ex-piloto brasileiro chamou Hamilton de "neguinho", termo que é racista quando utilizado de forma pejorativa ou com a intenção de ofender.

A repercussão do comentário foi internacional e fez com que o britânico de 37 anos respondesse à ofensa em português. "Vamos focar em mudar a mentalidade", disparou Hamilton.

Na sequência, o piloto da Mercedes complementou. "É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e um alvo durante toda a minha vida. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", afirmou Hamilton.

A Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Mercedes repreenderam o termo racista utilizado por Piquet. Neste mês de junho, o heptacampeão da categoria recebeu o título de cidadão honorário brasileiro.

O que Nelson Piquet disse?

Ao comparar os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, e o que ocorreu no ano passado, entre Hamilton e Verstappen, no GP da Inglaterra, o brasileiro utilizou várias vezes o termo "neguinho" para se referir ao britânico. O trecho da entrevista foi publicado pelo canal 'Enerto', especializado em automobilismo.

"O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem", afirmou o tricampeão mundial.

Fórmula 1