Topo

Fórmula 1

'Quem é Piquet?': Hamilton reponde fã e cutuca brasileiro após fala racista

Do UOL, em São Paulo

28/06/2022 19h34

Lewis Hamilton foi vítima de racismo em uma fala do ex-piloto Nelson Piquet, e a resposta do heptacampeão da Fórmula 1 veio em uma mensagem em português. Além de classificar a mentalidade do brasileiro como 'arcaica', o britânico deu uma leve alfinetada em Piquet.

Também nas redes sociais, Hamilton publicou uma mensagem em que ironiza a pergunta de um fã sobre 'quem é Nelson Piquet'.

"E se Lewis Hamilton apenas tweetar: 'Quem diabos é Nelson Piquet' e então fechar o Twitter?", escreveu um fã, repostado pelo astro da Fórmula 1.

Além de Hamilton, a F1, a FIA e a Mercedes repreenderam o termo ('neguinho') que o ex-piloto Nelson Piquet usou ao comentar um acidente entre o britânico e Max Verstappen, no Grande Prêmio de Silverstone, na temporada de 2021.

"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito", diz o comunicado da F1.

O que Nelson Piquet disse?

Em vídeo de entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, Piquet chama Hamilton de "neguinho" ao comparar os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, na largada do GP do Japão, e o que ocorreu 31 anos depois, no GP da Inglaterra. O trecho da entrevista foi publicado pelo canal Enerto, especializado em automobilismo, e repercutiu nas redes, com críticas ao tricampeão, que teve a fala apontada como racista (veja abaixo). O termo quando usado de maneira pejorativa ou com a intenção de ofender é considerado racista.

"O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem", afirmou o tricampeão mundial.

No ano passado, Hamilton e Verstappen travaram uma disputa ponto a ponto pela liderança do Mundial. Em Silverstone, Hamilton tocou o pneu no carro de Verstappen que rodou e bateu na barreira de proteção, provocando a interrupção da prova por mais de 40 minutos. A corrida foi reiniciada, e Hamilton recebeu 10 segundos de punição. Apesar disso, o britânico venceu a prova, com Charles Leclerc em segundo. O piloto da Red Bull, que conquistou o Mundial.

Fórmula 1